Páginas

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

POR ONDE ANDA - LOALWA BRAZ

Sucesso na virada dos anos 80 pra os 90 o grupo musical franco-brasileiro de lambada Kaoma liderou as paradas de sucesso musical com o hit Chorando se foi (lambada). Com uma voz marcante Loalwa Braz esteve à frente do grupo durante 10 anos. Após o termino Loalwa continuou com carreira solo.

Mas por onde anda Loalwa Braz?


Loalva Braz, cujo nome artístico é Loalwa Braz, hoje com 61 anos, mora atualmente na ponte aérea Rio de Janeiro – Paris. Com uma união estável de 10 anos e dois filhos – José Carlos e Bruno Cesar, Lowa continua com a sua carreira artística, cantando. O Papo entre Mulheres conversou com ela sobre o grupo Kaoma, vida pessoal e projetos futuros. Confira!


Papo entre Mulheres: Onde e como surgiu o grupo Kaoma?

Loalwa Braz: O grupo Kaoma, surgiu, após a união de músicos, cantores e dançarinos, de várias culturas diferentes. A ideia, veio de dois produtores franceses, um deles havia visto a dança lambada, em Porto Seguro, e ficou encantado. Lorsac, achou que a sensualidade e a alegria da dança, poderiam fazer um sucesso mundial. Ele teve razão.


A aventura começou na França, em Paris, em junho de1989. Eu já estava na França, onde vivia desde 1984, com uma carreira solo jazzistica.

Papo entre Mulheres: Quais foram os momentos marcantes do Kaoma?

Loalwa Braz: Muitos... Mas os momentos que vem primeiro, sempre, com mais força em minha mente, foi a nossa presença na queda do muro de Berlim... Na África do Sul, no fim do apartheid... Os shows no Brasil...

Papo entre Mulheres: Qual foi a fórmula do sucesso da música chorando se foi?

Loalwa Braz: Um conjunto de coisas... Em primeiro lugar, a dança, com sua sensualidade, beleza e alegria. Ter chegado em um bom momento, no qual as pessoas não dançavam mais juntas... A dança Lambada, simbolizou a união, fazendo parte dos grandes acontecimentos mundiais da época.... E a linda melodia dos irmãos bolivianos Gonzalo e Ulysses Hermosa.


Papo entre Mulheres: O que levou ao fim o Kaoma?

Loalwa Braz: A principal razão, eu acho, foi a morte de Jean Claude Bonaventure, que era componente e produtor musical do grupo. Outros fatores, também contribuíram para este término. A maioria dos componentes, já tinha uma carreira solo, antes da união para o grupo. Foi natural, cada um procurar continuar o seu trabalho em carreira solo.

Papo entre Mulheres: Após sair do grupo Kaoma seguiu carreira solo. Você teve o mesmo sucesso e reconhecimento do público?

Loalwa Braz: Sou para sempre Kaoma, somos todos, Kaoma, para sempre. O reconhecimento permanece, pois foi um trabalho de nível mundial.

Papo entre Mulheres: Se pudesse voltar no tempo o que você teria feito e o que não teria feito enquanto esteve à frente do grupo Kaoma?

Loalwa Braz: Acho que deixei passar muitas coisas, a nível profissional, destas, talvez haja arrependimento. Quanto, as coisas feitas a nível emocional, mesmo com os prejuízos e mágoas, não me arrependo, pois foram feitas com o meu coração.

Papo entre Mulheres: Você enfrentou um longo processo judicial por causa da música chorando se foi. Como reagiu a tudo isso e como você ficou após o final do processo?

Loalwa Braz: Nem eu, nem os membros do grupo kaoma, estivemos envolvidos. Os únicos responsáveis e envolvidos neste processo, foram os produtores executivos do grupo.


Papo entre Mulheres: Quem é Loalwa Braz?

Loalwa Braz: Uma mulher, mãe, dona de casa, cantora, compositora, produtora e escritora, que procura conciliar sua vida, só sendo realmente feliz. Quando consegue sentir o sucesso, em todas as áreas citadas, o que não é fácil, mas não é impossível.

 Papo entre Mulheres: O que Loalwa Braz faz atualmente?

Loalwa Braz: Continua sendo... mulher, mãe, dona de casa, cantora, compositora, produtora e escritora, procurando conciliar sua vida. Acabo de inaugurar uma Pousada Spa Restaurante, em Saquarema, no Rio de Janeiro. Pousada Azur Saquarema RJ. Trabalhar, é o meu lema!


Papo entre Mulheres: Como é a sua exposição na mídia atualmente?

Loalwa Braz: Claro, que não a mesma, da época em que estivemos no auge do sucesso, mas ainda faço shows e TV, em vários países, numa média de 8 a 9 países por ano, incluindo o Brasil.

 Papo entre Mulheres: Você se tornou mais conhecida no exterior do que no Brasil. O que faltou para esse conhecimento entre os brasileiros?

Loalwa Braz: O sucesso, veio, fora do Brasil... Na época, tive vários convites para uma carreira solo, vindas daqui do Brasil, dos EUA, da Europa, porém, eu não podia abandonar meu barco, era a capitã, e várias pessoas dependiam de mim.

 Papo entre Mulheres: Planos futuros

Loalwa Braz: Meus planos, com certeza, não os traço sozinha. As surpresas chegam a cada dia... a cada mensagem, a cada telefonema... Meus planos à Deus pertencem, e é ele que está no comando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...