Páginas

terça-feira, 18 de novembro de 2014

DICA DO CHEF - COMO PREPARAR PALMITO PUPUNHA NO MICRO-ONDAS



O palmito que encontramos, na maioria das vezes, nas gôndolas dos supermercados além de ser em conserva, obviamente com conservantes, é normalmente extraído de uma palmeira chamada Jussara. Com a sua extração essa planta morre.

O palmito pupunha quando extraído a sua planta não morre tornando assim um produto de uso ecológico e muito mais saudável.


Quando em conserva além dos conservantes ele perde alguma de suas propriedades e o sabor não é o mesmo que in natura. Em contra partida a dona de casa vê aquele talo branco, bonito mas muitas vezes não sabe o que fazer com ele e também não imagina o sabor maravilhoso que ele possui.

O pupunha fornece cálcio, ferro, fósforo, potássio, magnésio, vitamina A, vitamina B, vitamina C, sendo também uma ótima fonte de fibras. Ajuda aumentar o sistema imunológico, diminuir a retenção de líquidos e com isso ajuda no controle da pressão arterial. Mas atenção isso é apenas para o pupunha in natura já que o em conserva tem bastante sal devido a salmoura.

O melhor é que para quem está de dieta é muito pouco calórico, contendo em 100 g apenas 23 calorias.

A dica é como "assar" em micro-ondas esse maravilhoso ingrediente em apenas 6 minutos, dependendo da potência do seu micro-ondas e da grossura do pupunha. Esse tempo variar de 6 a 8 minutos.

Mesmo de dieta, se não for tão restritiva usamos para 4 talos grandes de pupunha, 2 colheres (café) de manteiga que pode ser substituído por azeite e sal a gosto. Mas é tão pouca manteiga que vale a pena o pequeno crime.

Só! O que você vai fazer é abrir o talo ao meio, untar com a manteiga ou azeite, salpicar um pouco de sal e levar ao micro-ondas por 6 minutos . Você vai notar que ele vai ficar amarelado. Está pronto! Se notar que ainda está muito firme e branco coloque mais um minuto, abra e se necessário mais um minuto. Isso você vai fazer apenas na primeira vez para testar o tempo certo que o seu micro-ondas vai levar para "assar" o seu palmito.


Simples não é mesmo? Ele mesmo sem o uso da manteiga tem um sabor amanteigado e é uma delicia!

Você pode depois disso tosta-lo numa frigideira anti-aderente, cortar e misturar numa salada, num arroz , fazer um tartar... Infinitas possibilidades. Vai bem com carnes, peixes e fica lindo, apenas grelhado, na sua mesa de almoço.

Experimente é uma delicia! É ecológico e muito mais saudável!

Chef: Ana Zambelli
Alessandro e Frederico - RJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...