Páginas

sábado, 7 de março de 2015

CHURRASCO - CHURRASCO NO APARTAMENTO


Um dos eventos mais legais para reunirmos os amigos é com certeza um bom churrasco. Aquela maminha na manteiga, a chuleta na brasa, a picanha fatiada, ainda mais com uma cervejinha gelada. Mas é complicado fazer para quem mora sozinho ou em apartamento que não existe área de festas para os moradores.

Pois é, com o custo de vida cada vez mais alto nos grande centros, a churrasqueira e o salão de festas são considerados “luxos” que estão sendo abolidos. Nessas horas, as pessoas acabam arrumando uma solução mais em conta: convidar só os amigos mais chegados e fazer em casa mesmo o churrasco.

Confira como fazer o churrasco em seu apartamento e os tipos de churrasqueira que melhor se adequa as suas necessidades.

Churrasqueira Elétrica
É a mais indicada para lugares pequenos e fechados, pois dispõem de modelos mais compactos e produz pouca fumaça – apenas os vapores da própria carne.

Alguns modelos são de grande porte: possuem espetos e modo rotativo, que assa a carne por inteiro. Outros alcançam temperaturas maiores até do que as de carvão.

No entanto o grande sucesso fica por conta das churrasqueiras menores, que podem ficar em cima da mesa, ser levadas de um lugar para o outro pois são fáceis de montar e estão entre as mais baratas do mercado.

O churrasco, no entanto, não pode ser de grande porte, porque churrasqueiras elétricas não alcançam temperaturas muito altas. Espetinhos e pedaços menores de carne, porém, estão garantidos.

A churrasqueira elétrica também é a mais limpa de todas: não acumula gordura em suas partes internas. No entanto se os churrascos são frequentes, a conta de luz pode vir alta demais.


Grill
O grill é um modelo de churrasqueira elétrica. Com chapa na parte de cima e em baixo, o grill permite assar as carnes e legumes rapidamente, de forma saudável e saborosa. Existem vários modelos no mercado.


Churrasqueira à Gás
De médio a grande porte, alguns modelos se assemelham a pequenos fogões ou assadeiras giratórias de frango e podem exigir um planejamento especial para ser instalado.

Podem ser alimentadas por botijões ou gás natural encanado. Fazem um pouco mais de fumaça do que a churrasqueira elétrica, mas com ela divide o primeiro lugar em praticidade na hora da limpeza, além de não gerar fuligem.

Seu grande trunfo é a possibilidade de controlar a temperatura do churrasco. Assim como muitos outros produtos à gás, ela permite fazer churrasco no bafo.
Churrasqueira à Carvão
A mais tradicional de todas as churrasqueiras também tem sua versão para apartamento, que promete fumaça perto de zero e consumo reduzido de carvão.

Aqui o grande segredo é o aproveitamento inteligente do calor: sempre em direção ao alimento, e não ao ambiente. Isolamento térmico é a palavra-chave.

Há churrasqueiras que possui dois compartimentos laterais para colocar o carvão, característica que ajuda a assar a carne por inteiro em menos tempo.

E se você dispõe de espaço e paixão suficientes por churrasco, existem modelos de alvenaria que já vem com duto, coifa e chapéu.

O importante, no entanto, é contratar um arquiteto com experiência para adaptar a churrasqueira à planta do apartamento e do edifício.


Churrasqueira de fogão
A churrasqueira de fogão são práticas e rápidas. Possuem um formato de panela, onde as carnes são assadas com o calor “concentrado” dentro da panela. É possível assar todos os tipos de carnes, inclusive peixes, frangos, linguiças, legumes, quase como uma churrasqueira normal. É muito bom, rápido e prático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...