Páginas

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

ENTREVISTA - DIEGO LOZANO


Diego Lozano - Um homem com 30 anos, solteiro, bonito, talentoso, dono da Galeria Chocolate e considerado o melhor chocolatier do país. Amante da confeitaria ele nos deu uma entrevista descontraída em sua loja em São Paulo. Confira!


Papo entre Mulheres: Defina Diego Lozano.

Diego Lozano: Eu me considero uma pessoa apaixonada pelo que faz. Tenho paixão pela minha profissão. Viciado em confeitaria. Vivo literalmente a confeitaria 24 horas por dia, 7 dias por semana. Também sou uma pessoa criativa, alegre e disposta a criar mudanças.

Papo entre Mulheres: Por que escolheu trabalhar com chocolate?

Diego Lozano: Na verdade trabalho com confeitaria como um todo. Hoje meu nome está muito focado com o chocolate por conta de vários acontecimentos na minha vida, principalmente a Copa do Mundo do Chocolate pela Calebaut. Mas realmente o chocolate é algo que me agrada muito pelo fato de ser um produto extremamente maleável. Então com o chocolate posso criar uma sobremesa, um bombom, uma escultura, pintar um quadro... As possibilidades são infinitas com o chocolate.

Papo entre Mulheres: Senão fosse confeiteiro e chocolatier, em que gostaria de trabalhar?

Diego Lozano: Não penso em nada além disso.

Papo entre Mulheres: O que o chocolate representa para você?

Diego Lozano: Pra mim representa prazer em todos os aspectos se a gente for analisar dessa forma e liberdade.

Papo entre Mulheres: Como você classifica a maior parte dos chocolates no mercado brasileiro?

Diego Lozano: Hoje eu vejo que o chocolate está presente em 85% da confeitaria como um todo. Onde você vai as pessoas procuram por chocolate. Você tem sobremesas, bombons... tudo é a base de chocolate. Realmente é um ingrediente que agrada a 95% da população. Então ele está presente em quase tudo.


Papo entre Mulheres: A que ou a quem você atribui ao seu sucesso como chocolatier?

Diego Lozano: Sinceramente, a minha garra. Nunca tive nenhum mentor ou alguém que me ajudasse a subir na carreira. Foi na raça, sozinho. Eu atribuo a minha paixão pelo o que eu faço.

Papo entre Mulheres: Você coleciona alguns prêmios. Qual desses foi mais marcante em sua carreira?

Diego Lozano: Sem dúvidas o World Chocolate Masters na França. Antes do campeonato eu ganhei como chocolatier aqui no Brasil e fui para a França apresentar o Brasil no Campeonato Mundial. Na verdade é um campeonato só que se dividiu em duas partes... Esse campeonato fez a grande mudança em minha vida. Aprendi inúmeras técnicas, passei um bom tempo estudando e me dedicando ao chocolate. Realmente não só cresci profissionalmente mas também pessoalmente.

Papo entre Mulheres: Como você entrou na mídia?

Diego Lozano: Foi uma coisa por acaso. Sempre fui meio xereta de correr atrás. Comecei em revistas locais, coisas pequenas... e aos poucos quando fui ver meu nome estava um pouquinho mais cotado. Hoje eu tenho uma assessoria de imprensa que facilita muito isso aí.

Papo entre Mulheres: Aos 19 anos de idade você chefiou uma confeitaria. Como foi chefiar uma confeitaria tão novo?

Diego Lozano: Eu já tive essa experiência antes. Não era um cargo de chef no papel  mas era um cargo de chefia. De qualquer forma com 19 anos você chefiar um lugar é uma experiência única e eu acho que foi uma das coisas que me deu garra até hoje. Lembro que quando cheguei na confeitaria, eu estava assumindo a posição de um cara que na época tinha 32 anos; já estava no lugar fazia 4 anos e todos os outros funcionários tinham a mesma faixa etária dele para cima. A minha aceitação não foi boa. Todos ficaram bravos, estressados, não queriam me ouvir. Graças a Deus na época, que eu estava me formando no Senai como técnico em alimentos e a base que eu peguei nessa parte de manipulação, higiene... até mesmo na parte de química foi o que fez a grande diferença na hora de chefiar a confeitaria. Não só conhecimento, mas você ter o embasamento. Isso faz toda a diferença.

Papo entre Mulheres: Quando você decidiu trabalhar na área de gastronomia como a sua família reagiu?

Diego Lozano: A minha entrada na gastronomia foi bem diferente. Eu era de uma família extremamente rica; uma classe AA plus e da noite para o dia meu pai abandonou a gente e em questão de um mês a gente estava literalmente morando na rua. Minha mãe teve que se dedicar, começar a trabalhar muito e eu tive que ajudar ela em casa. Depois que a gente conseguiu algum lugar pra ficar, pois antes ficamos na casa da minha vó, vi que gostava de cozinhar também. Vi também que tinha o dom. A gente tem que ter o dom para certas coisas. Desde jovem decidi que era aquilo que eu gostava de fazer. Aos poucos, fui correndo atrás, buscando cursos de especialização. Minha mãe fala até hoje que quando eu era mais novo ela imaginava e pedia a Deus que eu fosse operário de uma fábrica. Pra ela é um orgulho. Nunca foi contra, sempre apoiou da forma que ela pode.

Papo entre Mulheres: Projetos futuros.

Diego Lozano: Hoje eu tenho a Galeria Chocolate mas eu quero trabalhar muito mais o meu nome para daqui alguns anos, não muito distante, dar início algumas lojas com minha marca – Diego Lozano que vai abordar não somente o chocolate mas a confeitaria como um todo. Quero proporcionar para as pessoas uma expectativa única em confeitaria, sorvetes, chocolate... Esse eu diria que dos meu projetos mais  distantes, esse é o principal. E o que eu já estou realizando agora, graças a Deus, que é o meu livro. Eu sonhava muito.  
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...