Páginas

terça-feira, 12 de julho de 2016

PAIS E FILHOS - TRANSIÇÃO DO BERÇO PARA A CAMA


Não há uma idade exata para que o bebê deixe de dormir no berço e comece a dormir na cama. Este momento gera dúvidas para muitos pais, mas é, na verdade, um marco de independência da criança. Por isso, deve ser feito no momento certo, já que o berço é fonte de segurança emocional em um primeiro momento.

O primeiro motivo que você deve considerar é a segurança. Quando o bebê já consegue ficar em pé sozinho no berço ou escalar as grades tentando sair, o berço passou de um local adequado e seguro a um obstáculo a ser superado. E, mesmo que a criança não consiga sair, é mais seguro fazer a transição antes que ela consiga.

Outra ocasião é quando a própria criança demonstra curiosidade e interesse em experimentar a cama. Neste caso, a mudança costuma ser mais tranquila e mais fácil de aceitar e é mais comum na época em que ela está deixando de usar as fraldas e almejando maior independência. Vale lembrar que, por ser uma conquista da criança, não deve ser algo imposto pelos adultos.

Por volta dos três anos a criança já participa bastante dos cuidados que recebe, quer se vestir, se alimentar, começa a usar o banheiro e imitar os adultos e seus hábitos. Não deixe de falar com seu filho sobre isso. Assim como outras mudanças na rotina da criança, deve ser conversada e explicada.

Adaptação
O desapego do berço pode ser mais difícil para algumas crianças. Para ajudar no processo, você pode explicar que essa mudança requer paciência, que ela se sentia confortável no berço porque dormia lá há muito tempo e estava acostumada, mas em mais alguns dias se sentirá muito bem na nova cama.

Para deixar o local mais aconchegante, os pais podem colocar um travesseiro ou mantinha que ficava no berço. No início da transição, é comum a criança se levantar bastante da cama nova e circular pela casa ou ir para o quarto dos pais.  Mas, após as primeiras semanas, a cama não será mais uma novidade e nem a liberdade de ir e vir pela casa.

Questão de segurança
Parte importante da mudança é prestar atenção à nova cama. O recomendável é que ela seja baixa e possua uma proteção lateral com espaço pequeno entre as grades, para que não haja risco de prender a cabeça. Mesmo em quartos com grades e redes, evite colocar a cama perto de janelas. Fique atento para que todos os cômodos da casa que podem ser acessados (caso a criança se levante durante a noite) não apresentem riscos.
(Fonte: Pais e Filhos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...