Páginas

domingo, 27 de abril de 2014

CONGELADO - COMO CONGELAR BOLO


Congelar um bolo ou a mistura de bolo pode ser muito útil quando há massa demais para trabalhar, sobras ou mesmo quando se prepara o doce com antecedência para uma ocasião especial. Este artigo fornece algumas sugestões para congelar bolos e misturas para bolos.

Selecione a embalagem - O bolo deve ser protegido da condensação do congelador usando uma embalagem à prova de umidade. Sugestões incluem:

- Papel-manteiga cobrindo o bolo cuidadosamente e preso com fita.

- Papel-alumínio ou papel-alumínio com filme plástico ou papel-manteiga por baixo.

- Saco plástico autos selante

- Colocar um bolo embrulhado em uma lata metálica, se desejado (ela protege o bolo de ser atingido por outros itens, o torna muito fácil de encontrar e fornece proteção adicional da umidade e dos odores, tais como os de frutos do mar)

Selecione o tipo de bolo - A maioria dos bolos vai congelar bem, mesmo aqueles mais cheios de cobertura. Coisas a considerar são:

- Nunca guarde um bolo de durião no congelador, pois isso estragará as frutas e dará a ele um gosto ácido. Os duriões estragam quando congelam demais.

- Bolo sem glacê: em geral, eles podem ser congelados sem problemas, diferentemente daqueles com pouca ou nenhuma gordura.

- Bolo com glacê: a maioria pode ser congelada sem problemas, mas evite congelar glacê ou coberturas que contenham cream cheese, ovo, creme fresco ou versões cozidas. O glacê doce pode ser congelado por até 4 semanas, e o creme de manteiga pode ficar nesse estado por até dois meses.

- Glacê para bolos de casamento ou de Natal: essas coberturas não cozidas duram bastante tempo na geladeira.

- Recheio: evite congelar bolos com recheio de creme ou de cream cheese.

- Bolo sem gordura: Não é o ideal para congelar, pois é provável que perca sua umidade e seque demais.

Enrole o bolo - Esse processo é ligeiramente diferente, dependendo da presença ou não de cobertura/glacê:

- Enrole um bolo sem glacê e guarde no congelador;

- Coloque um bolo com glacê no congelador até que a cobertura endureça. Em seguida, enrole em filme plástico ou papel-manteiga e termine com uma camada de papel-alumínio.

Congele dentro dos limites de tempo - Embora inicialmente congelar retenha a umidade de um bolo pré-cozido, eles tendem a secar depois de dois meses de congelamento, e você pode esperar que o sabor mude por volta dos quatro meses.

Um bom guia para seguir é:

- Congele bolos não decorados sem glacê por até três meses

- Congele bolos decorados por até dois meses

- Bolos de durião só devem ser armazenados em temperatura de geladeira normal. A temperatura do bolo não deve ficar abaixo de 3 ºC.

Congele mistura para bolo - É possível congelar mistura para bolo que ainda não esteja cozida. Coloque-a num recipiente selado a vácuo ou em uma assadeira já untada ou forrada com papel-manteiga. Congele-a descoberta primeiro, e então enrole-a firmemente com filme plástico ou papel-alumínio depois de congelada.

Descongele -  O processo de descongelar um bolo congelado depende dele ter ou não cobertura:

- Para um bolo sem cobertura: deixe-o em uma grade numa parte limpa da cozinha. Não o aqueça no micro-ondas ou no forno, ou vai arruiná-lo. Levará cerca de duas horas para um bolo grande descongelar sob condições normais de temperatura.

- Para um bolo com glacê: deixe descongelar na geladeira. Isso vai prevenir que se forme uma condensação na cobertura/glacê.

Desenrole primeiro - Para evitar que o glacê grude na embalagem.

- Mistura crua: ela levará cerca de 2 a 3 horas para descongelar e pode ser descongelada à temperatura ambiente.

Dicas
- Congele sobras de bolo. Até mesmo um bolo que não estiver na sua melhor forma pode ser congelado para uso como uma base em trifles e outras sobremesas que exijam uma camada de bolo mole. Não as jogue fora - transforme-as em um prato novo!

- Pode ser útil embrulhar fatias ou camadas de bolo, de modo que você só tenha que descongelar a parte que consumirá ou usará naquele momento.

- Congelar bolos torna mais fácil esculpir uma forma e colocar uma camada de migalhas.

- Pães de ló também podem ser congelados.

- Para criar algo realmente agradável para os hóspedes que chegarem em sua casa de férias, deixe bolinhos congelados prontos para descongelar e cozinhar. Prenda as instruções na porta do congelador.

- Certifique-se de que um bolo esfriou completamente antes do congelamento.

- Com exceção do limão, coberturas de fruta em bolos são inadequadas para se congelar.

- Bolos sem gordura/óleo congelam mal, incluindo pães de ló batidos sem gordura.
(Fonte: wikihow)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...