Páginas

domingo, 27 de abril de 2014

CONGELADO - BATATAS


Ninguém duvida que o congelamento é uma ótima maneira de conservar os alimentos além de facilitar a vida da dona de casa. Mas nem todos os alimentos podem ser levados ao freezer! Alguns não resistem à ação do frio e têm o sabor, textura e propriedades nutricionais alterados

Congelar a batata que no momento você não está usando é uma ótima opção para preservar sua batata.

Nunca congele batatas inteiras ou cruas. Eles ficam ensopadas em líquido e você vai acabar jogando a maioria das batatas fora. As batatas para congelar devem ter pelo menos 30 dias, após a sua colheita, caso contrário elas ficarão com uma coloração marrom. Armazene as batatas cruas em um lugar fresco e escuro. Nunca guarde-as na geladeira. Batatas congeladas devem ser usadas em um período de 1 a 2 meses.

Batata palito para fritar 
Descasque e corte a batata em tiras do tamanho desejado. Coloque as batatas em água fervente e cozinhe por 4 minutos. Depois coloque-as em um banho de água gelada para parar o processo de cozimento e escorra bem. 

Para congelar, unte levemente uma assadeira com um pouco de óleo vegetal. Coloque as batatas na assadeira em uma única camada e leve-as ao freezer até ficarem congeladas. Transfira as batatas da assadeira para um saco plástico e coloque-as de novo no freezer.

Para fritar, adicione as batatas congeladas em óleo quente e deixe fritar até dourarem. Para assar, coloque as batatas congeladas em uma assadeira e leve ao forno a 220 graus por 15 a 20 minutos.


Batata em cubos 
Descasque as batatas e corte em cubos. Coloque as batatas em água fervente e cozinhe por 5 minutos. Coloque-as em um banho de água gelada e escorra bem. Congele da mesma forma da batata palito. Estas batatas podem ser usadas para muitas coisas, incluindo batata frita e purê de batata.


Purê de batata 
O purê de que sobra pode ser congelado. Coloque em recipientes de armazenamento de plástico e congele. Aqueça o purê de batata descongelado no forno ou no microondas.


Bolinhos de batata 
Descasque as batatas e passe no raspador. Coloque a batata raspada em água fria para evitar que elas escureçam. Coloque as batatas em água fervente e cozinhe por 3 minutos em seguida passe por um banho de água gelada. Escorra bem. Dê o formato desejado aos seus bolinhos e coloque sobre uma folha levemente untada e congele. Transfira para um saco de plástico para congelar. Você pode assar ou cozinhar estes bolinhos em uma panela levemente untada com óleo ou no forno. Cozinhe os bolinhos congelados, caso contrário irão se desfazer.
(Fonte: Assim que se faz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...