Páginas

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

GASTRONOMIA - NOVIDADE GASTRONÔMICA EM TÓQUIO: CAMARÕES VIVOS COBERTOS COM FORMIGAS


Um prato feito de camarão vivo coberto por formigas pretas pode parecer fruto da imaginação de quem não entende nada de cozinha. Mas é uma criação do chef mais badalado da atualidade - e clientes estão pagando R$ 900 pelo menu que contém a iguaria.

O restaurante dinamarquês Noma - que ficou em primeiro lugar quatro vezes na lista dos 50 melhores do mundo da revista Restaurant- se mudou, temporariamente, para a capital japonesa.

Até meados de fevereiro, aqueles que conseguirem fazer uma (disputada) reserva terão a oportunidade de experimentar um menu criado pelo "melhor chef da atualidade", René Redzepi, exclusivamente para o público local.

Os restaurantes japoneses são famosos por servirem os pescados mais frescos do mundo. Servir animais marinhos como peixes ou crustáceos ainda vivos não é incomum no país. Mesmo assim, o prato foi saudado na imprensa japonesa como "diferente de qualquer coisa já servida no Japão" (Japan Times).

As formigas pretas "temperam" o camarão e são chamadas, no menu do Noma, de "sabores da floresta de Nagano", uma referência à região montanhosa no norte do Japão.

Segundo Redzepi, por causa das reservas naturais de ácido fórmico na região, as formigas dão uma leve acidez ao prato.

Todos os funcionários do Noma de Copenhagen foram para Tóquio

Mas esta não é a primeira vez que o chef trabalha com o produto. O dinamarquês já utilizou formigas em outras criações no restaurante de Copenhague.

Em Tóquio, o restaurante foi instalado no 37º andar do hotel Mandarim Oriental, com vista para o Monte Fuji encoberto de neve.

A refeição completa inclui 16 pratos, mais bebida, e custa cerca de R$ 900 por pessoa. O menu só será servido até o dia 14 deste mês.
(Fonte: Uol)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...