Páginas

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

THIAGO LIMA - CRÈME BRÛLÉE X CRÈME BRÛLÉE


Olá queridos leitores!

Hoje irei compartilhar a história de uma das minhas sobremesas favoritas, que aparenta ser muito complexa pela origem e às vezes até pelo nome intimidador, o “Crème Brûlée”, como se diz na França.

A textura, a suavidade e o friozinho da sobremesa merecem ser apreciado lentamente e acompanhando de um delicioso vinho branco!

O crème brûlée, é uma sobremesa muito antiga onde a origem é disputada entre Franceses, Espanhois e Ingleses, mas a primeira referência histórica é francesa e se encontra no livro Nouveau Cuisinier Royal et Bourgeois de François Massialot, publicado em 1691. A receita era então à base de gemas de ovos e leite, com uma pitada de farinha. 

E nada melhor que, pelas ruas de Paris, assentar em um café, como o Café de la Paix, considerado estar na esquina do mundo, pedir um crème brûlée acompanhado de uma refrescante taça de vinho branco e apreciar o movimento da rua, um delicioso habito do francês.

E vamos ao que interessa!

CRÈME BRÛLÉE

INGREDIENTES
10 colheres (sopa) de açúcar
6 gemas
500 ml de creme de leite fresco
1 colher (café) de essência de baunilha

açúcar cristal para a crosta

MODO DE PREPARO
Dica: Antes de tudo, peneire o açúcar e passe a gema no coador para tirar aquela película do ovo que pode dar um gosto mais acentuado. Lembrando que na hora de passar a gema, apenas fure-a e deixe escorrer naturalmente.

Em uma vasilha bata as gemas com o açúcar e reserve

Aqueça numa panela o creme de leite fresco com a essência de baunilha até o ponto de mamadeira.

Coloque em fios o creme de leite aquecido na mistura dos ovos com açúcar.

Em ramequins coloque uma porção de creme, arrume num tabuleiro e leve para assar em banho-maria no forno médio pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 1 hora ou até criar uma camada mais escura.

Retire do forno e deixe esfriar. Leve para a geladeira por cerca de 3 horas.

Na hora de servir, polvilhe com açúcar cristal o crème brûléee, queime com o maçarico ou aqueça uma colher no fogo e encoste no açúcar até virar uma fina crosta de caramelo. Sirva frio e “bon appétit”!


Assista o vídeo


Contatos:
(21) 98737-9583 (RR Assessoria)
rrassessoria.thiagolima@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...