Páginas

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

SERGIO CARRANO - DADOS AGRICULTURA ORGÂNICA 2013


Está acontecendo na Alemanha a maior feira e congresso sobre produção agroecológica e orgânica do mundo, a BIOFACH (feira biológica), empreendimento coordenado pela Federação Internacional do Movimento da Agricultura Orgânica (IFOAM).


Foram divulgados dados de 2013 através do FiBl (Instituto de Pesquisa de Agricultura Orgânica, sigla em Alemão), com sede na Suíça.

Pois bem, nessa pesquisa, cento e setenta países forneceram informações sobre sua produção orgânica. Assim, se concluiu que 43,2 milhões de hectares foram cultivados organicamente, o equivalente a 1% das áreas cultivadas no mundo, mas, se levarmos em consideração o agroextrativismo e a agropecuária orgânica extensiva isso pode chegar a 351 milhões de hectares.

Os países que possuem um maior percentual de áreas cultivadas organicamente são: Ilhas Malvinas com 36,3%, Liechtenstein com 31% e Áustria com 19,5%. No mundo são dois milhões de produtores orgânicos certificados. Quase 1/3 deles são indianos, 650 mil. Uganda com 190 mil e México com 170 mil ocupam a segunda e a terceira posição no ranking de países com maior número de unidades certificadas.

Em 2013 foram comercializados 72 bilhões de dólares em produtos orgânicos, sendo o principal mercado os EUA com 24,3, seguido de Alemanha e França, com 7,6 e 4,4 bilhões, respectivamente.

No próximo post, vamos continuar divulgando dados da feira, mais especificamente sobre a agricultura orgânica no Brasil.

Sergio Carrano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...