Páginas

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

NAS ESTRELAS - HUGO CARVANA


Hugo Carvana de Hollanda  nasceu no Rio de Janeiro, em 4 de junho de 1937. Foi um ator e diretor de cinema e televisão. O ator tornou conhecido do grande público interpretando personagens notáveis na televisão, como o jornalista Valdomiro Pena, do seriado Plantão de Polícia, e o empresário Lineu Vasconcelos, da novela Celebridade, embora não escondesse sua paixão pelo cinema.

Hugo Carvana nasceu na zona norte do Rio de Janeiro, mais especificamente em Lins de Vasconcelos. Filho de uma costureira e de um comandante da Marinha Mercante. Era casado com a jornalista Martha Alencar, e pai de Pedro, Maria Clara, Júlio e Rita, já adultos.


Carreira
Hugo Carvana trabalhou em mais de cem filmes, desde a época em que começou, participando de algumas produções como figurante, por volta do ano de 1955, nas chanchadas da Atlântida. Passando no inicio da década de 1960 por seu primeiro papel de destaque em Esse Rio que Eu Amo. Até os sucessos de Bar Esperança e O Homem Nu, como diretor. Em 1962, fez parte do movimento do Cinema Novo. Além disso, atuou também no Teatro de Arena de São Paulo, no Teatro Nacional de Comédia e no Grupo Opinião. Em 1975, Carvana é convidado pelo diretor Daniel Filho, com quem já havia trabalhado em alguns filmes, a participar de sua primeira novela, Cuca Legal.

Em vários filmes interpretou a imagem do malandro carioca, tendo estreado na direção com Vai Trabalhar, Vagabundo!, no ano de 1973, filme no qual também atuou.

O ator também foi um diretor subestimado no cinema nacional devido ao uso abundante de tomadas externas e em locais públicos (trens, ônibus, praças, ruas etc.) de seus filmes, mostrando o trabalhador, o pobre na sua condição mais crua, muitas vezes até atuando diretamente com o público, que aparece como é, sem a necessidade de figurantes, o que nos deixa ter uma ótima noção dos costumes do Rio de Janeiro da década de 1970.

Nos seus filmes iniciais, ele expunha o cotidiano do carioca, abria espaço para uma crítica mais concreta, principalmente em seu segundo filme Se Segura, Malandro!, que foi rodado no governo Geisel. Tal filme se tornou possível devido ao momento político vivido em 1978, quando a produção foi lançada, um ano antes da anistia.

No dia 4 de outubro de 2014, Hugo Carvana faleceu, aos 77 anos, em decorrente de um câncer de pulmão descoberto em 1996. Seu corpo foi cremado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...