Páginas

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

SERGIO CARRANO - DADOS DA PRODUÇÃO ORGÂNICA NO BRASIL


No final de 2012 o Brasil contava com aproximadamente 5,5 mil produtores agrícolas que trabalhavam segundo as diretrizes do sistema orgânico de produção e no ano de 2013 esse número atingiu 6.719 produtores e 10.064 unidades de produção orgânica, o que significa um expressivo crescimento do setor

Na região sul do país estão quase 2 mil produtores, o Sudeste com quase 1,5 mil, Centro-Oeste com 247 e Norte-Nordeste com 317 produtores.

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento a perspectiva para 2014 é de crescimento com apoio do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo), que têm como meta atingir um total de 28 mil Unidades de Produção Agroecológicas até 2015. Atualmente, o Brasil conta com 12 mil unidades produtoras.

Vale lembrar que a produção brasileira de orgânicos está escorada, em sua maioria, na agricultura familiar. É um modelo de cultivo ecologicamente correto, economicamente viável e socialmente justo, onde se plantam vários tipos de cultivo na mesma propriedade e a lógica comercial está baseada no desenvolvimento local e na oferta de alimentos saudáveis.

Sergio Carrano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...