Páginas

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

THIAGO LIMA - ALFAJOR X ALFAJOR LIQUIDO


Olá queridos leitores!
     Hoje o mar está para doce! E por isso vamos falar um pouco do delicioso e famoso alfajor!
     Tradicionalmente da Argentina, Chile, Peru, Uruguai, o nome vem do árabe al hasu e significa recheado. A história do alfajor, o doce mais tradicional da Argentina tem origem na cozinha árabe e é composto de duas ou três camadas de massa, que após assadas devem ser levemente crocantes e macias, quase esfarelando, mas firmes com recheio de doce de leite, coberto com chocolate derretido ou polvilhado com açúcar de confeiteiro.
     A receita original é com amêndoas, mel e avelãs, chamou-se também alaju, e chegou às ruas espanholas como alfajor. Sua receita sofreu várias alterações, até chegar à composição atual que usa farinha, açúcar, ovos, essência de limão e amêndoas, recheada de doce de leite e coberta de chocolate ou açúcar.
     No século XVIII, em Córdoba, nos conventos e casas religiosas, mãos habilidosas preparavam entre outros doces um biscoito de formato quadrado, unidos entre si por doce de leite e cobertos de açúcar, era chamado de tableta.
     O pioneiro dos alfajores argentinos foi, em 1869, D. Augusto Chammás (químico francês que chegou em 1840) que inaugurou uma pequena indústria familiar dedicada à confecção de doces e outros confeitos.
     E vamos para a receita com o meu toque!

ALFAJOR LIQUIDO

INGREDIENTES
200 g de doce de leite em pasta
100 g de creme de leite

50 g de flocos crocantes de chocolate
100 g de biscoito maisena esfarelado
50 g de chocolate meio amargo
folha de hortelã para decorar

MODO DE PREPARO
     Numa panela aqueça o doce de leite com o creme de leite. Retire do fogo e leve para gelar.
   Numa taça faça camadas: o doce de leite gelado, os flocos crocantes de chocolate, o biscoito triturado, o chocolate ralado e uma folha de hortelã. Sirva em seguida e bom apetite!


Contatos:
(21) 98737-9583 (RR Assessoria)
rrassessoria.thiagolima@gmail.com
Facebook: thiagolimapadrao

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...