Para enfrentar
a crise econômica na Páscoa deste ano, as empresas estão
apostando em produtos menores e mais em conta, como miniovos por R$
9. Além disso, há recheios que imitam sobremesas e surpresas mais elaboradas.
Ovos pequenos
já existiam em outros anos, mas há lançamentos agora e a expectativa de que
vendam mais.
No geral, os
ovos de Páscoa vão chegar às prateleiras até 10% mais caros neste ano,
comparando-se o mesmo tamanho com o do ano passado, segundo estimativa dos
fabricantes. Mesmo assim, não houve aumento real, pois isso representa a
variação da inflação.
As empresas
atribuem o aumento dos preços principalmente à alta do dólar. Entre 25% e 30%
do cacau usado na produção é importado. Além disso, o produto é cotado na Bolsa
de Nova York, nos Estados Unidos. Com a disparada do dólar, o preço do cacau
subiu 50% no ano passado.
Menos de R$ 10
Entre as
apostas da Lacta para a data, estão ovinhos recheados de chocolate ao leite ou
na versão Sonho de Valsa de 95 g, que devem sair por menos de R$ 10 nas
lojas. O preço sugerido é de R$ 8,99. Os ovos normais de Sonho de Valsa mais
vendidos pesam 270 g e 330 g (que custam R$ 29,90 e R$ 39,90, respectivamente).
Entre os
lançamentos da Nestlé e da Garoto, estão versões menores de chocolates de
marcas tradicionais. A Nestlé, que tem em seu portfólio ovos Alpino
e Galak, apresentou produtos dessas duas marcas em formato de coelho,
de 90 g.
A Garoto lançou
uma versão do Baton, de 50 g, também em formato de coelho (além de
manter o ovo Baton de Colher). As duas marcas ainda não divulgaram os
preços dos produtos.
Ovo de R$ 462
A Associação
Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados
(Abicab) promoveu em São Paulo o Salão de Páscoa, evento que reúne parte dos
fabricantes e suas novidades para a data. Os produtos chegam às prateleiras em
fevereiro.
No total, as
marcas exibiram 147 lançamentos, entre eles alguns luxuosos, como um
ovo da Kopenhagen de 1kg que sai a R$ 462. Essa, no
entanto, não é uma tendência geral.
Brinquedos da
China
O valor dos
brinquedos que são dados como brindes nos ovos destinados ao público infantil
também subiu, porque a maioria é importada da China.
Outras empresas
dizem que, apesar do aumento dos custos, seguraram um pouco os preços. No Grupo
CRM, dono das marcas Kopenhagen e Chocolates Brasil Cacau, e na Cacau
Show, o reajuste médio anunciado foi de 6%.
A Arcor também
diz que promoveu reajustes abaixo da inflação, mas não informou o índice
médio.
Vendas estáveis
A maioria das
marcas não prevê aumento nas vendas neste ano, mas estabilidade com relação a
2015.
De acordo com a
Abicab, as indústrias e as lojas especializadas geraram cerca de 29 mil
empregos temporários em todo o país por conta da Páscoa, um número 10% maior do
que no ano passado.
São vagas de
produção, promoção e venda de produtos. Muitas empresas estão investindo nos
pontos de venda para atrair o consumidor.
(Fonte: Uol)
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