Páginas

sexta-feira, 6 de maio de 2016

SERGIO CARRANO - COSMÉTICOS ORGÂNICOS


Cosméticos são substâncias naturais ou sintéticas, a serem utilizadas na parte externa do corpo humano, que visam limpar, perfumar, embelezar, corrigir, proteger e manter a aparência em bom estado, segundo indicações da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Ministério da Saúde), órgão responsável por regulamentar esses produtos no Brasil.


Temos encontrado produtos cosméticos no mercado de consumo e na Internet qualificando-se como produtos orgânicos.

Acontece que no Brasil ainda não existe uma legislação aprovada para se dizer que um produto cosmético seja qualificado como orgânico.  O assunto está em discussão e envolve o Ministério da Saúde - MS e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA (este último regulamenta todo e qualquer produto de origem animal ou vegetal que possa ser classificado como orgânico).

Para ser considerado como cosmético orgânico, o produto precisa ser aprovado pelos órgãos competentes e apresentar na rotulagem o selo oficial do sistema brasileiro de avaliação da conformidade orgânica emitido pelo MAPA, conforme abaixo:


Assim, se você encontrar um cosmético que se apresente como “orgânico”, verifique se o selo acima está no rótulo. Do contrário, selos de entidades certificadoras ou selos internacionais não conferem legitimidade ao produto segundo a lei brasileira.

Enquanto a legislação de orgânicos não resolve esse assunto, melhor usar produtos naturais e de empresas de idoneidade reconhecida, para evitar problemas com sua saúde.

 Sergio Carrano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...