segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

NOTÍCIA - ANO DE 2014 FOI O MAIS QUENTE DA HISTÓRIA


O ano de 2014 foi o mais quente da história. E não foi só isso. Cientistas de vários países mostram que outros fatores estão provocando prejuízos enormes pra saúde do planeta.

Os cientistas coletaram dados de estações meteorológicas ao redor do mundo. E confirmaram o que sentimos na pele: 2014 foi o ano mais quente desde 1880, quando os pesquisadores começaram a monitorar o clima global.

No Brasil, em uma área extensa que vai do Pará ao Rio Grande do Sul, os termômetros registraram, em média, entre 1°C e 2°C a mais.

Gavin Schmidt, diretor da Nasa, destaca que 2014 não teve o fenômeno El Niño, que aquece as águas do Pacífico e provoca mudanças climáticas. Então, o que aconteceu foi realmente um aumento consistente da temperatura, relacionado ao aquecimento global, provocado pelos gases do Efeito Estufa.

Cientistas de várias partes do mundo afirmam que outras condições do nosso planeta estão se deteriorando rapidamente. Um novo estudo publicado pela revista Science confirmou que a humanidade já está vivendo em uma zona de perigo.

Para medir esse risco, um grupo internacional de cientistas criou há seis anos uma escala com nove categorias que eles batizaram de “Fronteiras Planetárias”. Quanto mais fronteiras forem ultrapassadas, menos seguro fica o planeta.

De acordo com o estudo, já avançamos quatro: estamos acima do limite tolerável para extinção de espécies, desmatamento, nível de gás carbônico na atmosfera, e contaminação dos oceanos por fertilizantes químicos.

Apesar dos resultados, a pesquisa mostra onde está o problema. Está claro que temos que reduzir a emissão de gases e sabemos como fazer isso.
(Fonte: G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...