Páginas

sexta-feira, 3 de julho de 2015

ARTE E CULTURA - EXPOSIÇÃO MARIA DE TODOS NÓS


     Os 50 anos de carreira de Maria Bethânia continuam rendendo muitas homenagens. Abriu para convidados, no Paço Imperial, a exposição “Maria de Todos Nós”, com patrocínio da Natura, sem uso da lei de incentivo. Centenas de artistas plásticos, fotógrafos, poetas e músicos atenderam ao convite da produtora de Bethânia, Ana Basbaum, e criaram peças inspiradas no universo da artista. O intuito não é o elogio à artista, mas os ecos e as inspirações que brotam a partir do seu trabalho.
     Os irmãos Campana criaram duas cadeiras de material rústico grudadas, que representam os laços afetivos tão presentes na obra de Bethânia e suas origens em Santo Amaro, na Bahia. Luiz Aquila fez uma tela inspirada na força da cantora, em tons exuberantes de azul, vermelho, amarelo e rosa choque. Chica Granchi usou o carcará como tema: “Aves, de um certo modo, são senhoras do vento e Iansã totalmente o representa. Meus quadros têm essa coisa do movimento, de uma dança sem começo nem fim … Juntei os dois nomes e deu “Carcarã””, conta Chica.


     Na mostra, que vai ocupar todo o primeiro andar do Paço, com 980 fotografias, 302 obras e 120 objetos espalhados por doze salas, o público também vai poder ouvir, em fones, canções criadas para a intérprete por jovens compositores como Pedro Sá, Rubinho Jacobina e Moreno Veloso. Também vão acontecer saraus aos sábados e domingos, às 16h, com os músicos Egberto Gismonti, Jorge Mautner, Jaime Além e André Mehmari, entre outros. Como disse Bia Lessa: “Comemorar a artista é também comemorar o desejo da construção e a valorização de um Brasil mais genuíno e ético”.
     A própria Bethânia estever na abertura da exposição, que fica até 13 de setembro.

"Maria de Todos Nós"
Fica no Rio de Janeiro até 13 de setembro de 2015.
De terça a domingo das 12h às 18h
Paço Imperial – Praça Quinze de Novembro, s/nº– Centro – Rio de Janeiro
Quanto: Entrada franca
Telefone: (21) 2533-4359

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...