Páginas

sábado, 4 de julho de 2015

LUIZ CARLOS CATTACINI GELLI - FLORES DA CUNHA


     Flores da Cunha, em plena Serra Gaúcha, é o município que produz a maior quantidade de vinho do país.
     Geralmente o destino dos turistas quando se dirigem ao sul do Brasil, atrás de vinho, é Bento Gonçalves, mas você que gosta de novidade e de boas surpresas irá se surpreender quando em Flores chegar.
     Para nós enófilos é um local maravilhoso onde podemos visitar vinícolas de ponta, como a Luiz Argenta, Goes e Venturini, Viapiana, Valdemiz, Salvador e outras e beber um caldo florense.
     A Terra do Galo, como também é conhecida, apresenta uma população aproximada de apenas 20.000 habitantes, que fazem a diferença quando falamos de vinhos, sucos, móveis, gastronomia, turismo, etc.: um senhor PIB. E agora começa a produzir um presunto tipo Pata Negra da melhor qualidade.
     https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gifEm Flores, como carinhosamente é chamada, encontramos a sede da Faculdade de Gastronomia da UCS, associada ao ICIF, Italian Culinary Institute for Foreigners, de Costigliole d'Asti, no Piemonte - ITÁLIA, que forma chefs para todo o Brasil.
     Nesta mesma escola de gastronomia é oferecido o único MBA de vinhos do país, em parceria com a FISAR, Federação Italiana de Sommeliers.
     Portanto é muita coisa boa que encontramos para a não conhecermos.
     Toda a vez que vou até Flores me pergunto porque não fazem uma harmonização regional, juntando  ICIF com a FISAR. E como seria? A ICIF com o galo da terra e a FISAR com o vinho abundante local e acrescentariam sal, pimenta do reino e alguns outros temperos e produziriam um galo ao vinho ou um Coq au Vin, como diriam os franceses. 
     Me veio aqui agora enquanto escrevo que é bem possível que estes italianos já tenham pensado nisto, mas como o galo ao vinho é uma iguaria francesa os rivais italianos não se "rebaixariam" assim. 
     Quem sabe estas linhas não ajudam a materializar a ideia e eu possa nas minhas idas à Flores degustar um Galo ao Vinho,  feito e degustado com um dos Cattacini que produzo em conjunto com a vinícola Luiz Argenta.
     Saúde e paz!


     Luiz Carlos Cattacini Gelli é sommelier e empresário. Em 2010, fundou a Cattacini Vinhos, cuja proposta é produzir e comercializar vinhos nacionais exclusivos.

   Os vinhos Cattacini podem ser entregues em todo o Brasil através da importadora ENOEVENTOS: www.enoeventos.com.br/importadora/

Contatos:
Facebook: Cattacini vinhos
gelli@cattacini.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...