Páginas

sábado, 28 de novembro de 2015

THIAGO LIMA - FEIJÃO TROPEIRO X FEIJÃO TROPEIRO


Olá pessoal!
     Hoje vamos falar do delicioso feijão tropeiro! Um prato impossível de não gostar!
     Nos Séculos XVII e XVIII, os tropeiros, palavra que deriva de tropa numa referência ao conjunto de homens que transportavam gado e mercadoria no Brasil colônia, eram partes da vida da zona rural e cidades pequenas dentro do sul do Brasil. Vestidos como gaúchos com chapéus, ponchos, e botas, os tropeiros dirigiram rebanhos de gado e traziam bens do Rio Grande do Sul para Minas Gerais. Em direção às minas, o transporte feito no lombo de animais foi fundamental devido aos acidentes geográficos da região, que dificultavam o transporte.
     A alimentação dos tropeiros era constituída por toucinho, feijão preto, farinha, pimenta-do-reino, café, fubá e coité (um molho de vinagre com fruto cáustico espremido). Nos pousos comiam feijão quase sem molho com pedaços de carne de sol e toucinho que era servido com farofa e couve picada. Surgia então o feijão tropeiro.
Bebidas alcoólicas só eram permitidas em ocasiões especiais: quando nos dias muitos frios tomavam um pouco de cachaça para evitar constipação e como remédio para picada de insetos

FEIJÃO TROPEIRO

INGREDIENTES
1 colher (sopa) de azeite
200 g de bacon em cubos
200 g de linguiça calabresa cortadas em rodelas finas
200 g de linguiça de porco cortadas em rodelas finas

alho socados com sal a gosto
1 cebola grande picada
1 tablete de caldo de galinha ou bacon
500 g de feijão vermelho cozido
1 colher (chá) de pimenta malagueta

3 ovos cozidos e picados
150 g de farinha de mandioca
cebolinha picadinha a gosto

300 g de torresmo

MODO DE PREPARO
     Numa panela grossa coloque o azeite e frite o bacon, a linguiça calabresa e a linguiça de porco. Escorra o excesso de gordura, adicione o alho com sal, a cebola e deixe dourar. Acrescente o caldo de galinha e misture bem. Junte o feijão, a pimenta malagueta e misture delicadamente para não amassar o feijão. Adicione os ovos cozidos, a farinha de mandioca, a cebolinha, misturando bem a cada adição. Retire do fogo, salpique o torresmo e sirva em seguida.


Contatos:
(21) 98737-9583 (RR Assessoria)
rrassessoria.thiagolima@gmail.com
Facebook: thiagolimapadrao

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...