Páginas

quarta-feira, 3 de junho de 2015

THIAGO LIMA - VINHOS BRASILEIROS X BROINHA DE FUBÁ


Ola queridos Leitores!!
     Hoje vamos falar de uma bebida que tem tudo a ver com a nossa coluna! O vinho! E brasileiro!
     O RS é estado brasileiro responsável por mais de 80% dos vinhos produzidos no país. De forte presença de imigrantes italianos, a maioria vinda do Vêneto, desde sempre carregaram a cultura do nobre fermentado. Instalaram-se por volta de 1870 na serra gaúcha, onde atualmente estão os municípios de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Flores da Cunha, Garibaldi, Carlos Barbosa, entre outros. Ali iniciaram o plantio dos primeiros vinhedos.
     A cultura da bebida de Baco está espalhada pelos 4 cantos dos Estado do RS, principalmente na região da Serra Gaúcha, que foi a primeira a iniciar a cultura da vinha.  Campos de Cima da Serra, que são os vinhedos mais altos do Estado, altura media de 900 metros com forte influência do frio, com seus invernos muito marcados e verões com ótima incidência de sol e noites muito frias, além de ventar bastante, que favorece a produção de uvas sadias e livres de umidade. Campanha com terrenos pedregosos com pouca matéria orgânica são condições de boas videiras onde destaca-se Santana do Livramento, cidade chave para esta região, pois há vinícolas por lá que iniciaram seu desenvolvimento na década de 70. Serra do Sudeste onde os dias mais quentes e secos é que garantem uma maturidade melhor da uva, nos brindando o vinho destacado. Importante, também, é destacar que, apesar de algumas pensarem o contrário eu destaco que a região é produtora de espumante de alta qualidade.


     E vamos a uma simples e deliciosa receita!

BROINHA DE FUBÁ

INGREDIENTES
1 litro de leite
4 colheres (sopa) de banha de porco
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de erva-doce
250 g de açúcar
500 g de fubá
5 ovos

MODO DE PREPARO
     Numa panela coloque o leite e leve ao fogo médio até ferver. Adicione a banha de porco e misture bem. Acrescente o sal, a erva doce, o açúcar e misture. Abaixe o fogo, junte, aos poucos, o fubá mexendo sempre, até formar um angu. Retire do fogo e deixe esfriar. Coloque os ovos, um a um, mexendo sempre, até formar uma massa homogênea.
     Unte uma xícara de chá com banha e polvilhe fubá. Coloque 2 colheres (sopa) da massa de fubá feita acima e em seguida faça movimentos circulares com a xícara até formar uma bolinha. Transfira a bolinha para uma assadeira untada. Repita o mesmo procedimento até terminar a massa.
     Leve para assar em forno médio pré-aquecido a 160°C por cerca de 20 minutos ou até dourar. Retire do forno e deixe esfriar. Sirva em seguida.


Contatos:
(21) 98737-9583 (RR Assessoria)
rrassessoria.thiagolima@gmail.com
Facebook: thiagolimapadrao

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...