Um acordo divulgado entre o
Procon e a Apas (Associação Paulista de Supermercados) determinou que, ao longo
de dois meses, os estabelecimentos ofereçam até duas sacolinhas por compra
gratuitamente para os clientes. Quem quiser usar mais de duas sacolinhas deverá
desembolsar o preço de custo que o supermercado pagou, que estará explicitado
em local visível, com nota fiscal e discriminação de impostos.
O superintendente da associação dos supermercados, Carlos Correa, disse que esse preço de custo pode variar entre cada estabelecimento, e mesmo em períodos diferentes de tempo.
"O cálculo é feito pela demanda. Um grande supermercado compra muitas sacolas, e os pequenos estabelecimentos compram bem menos. Por causa disso, preço do supermercado menor pode chegar a ser o dobro do preço do maior", afirmou.
Além disso, o ritmo da indústria também pesa: quando há uma grande procura, mas a capacidade de produção não acompanha, o preço pode subir. Quando a procura desacelera, a tendência é que o preço se estabilize.
Segundo Correa, grandes supermercados também conseguem um preço menor pelas sacolas quando oferecem a própria frota para transportar a carga, por exemplo, uma prática difícil de ser reproduzida por estabelecimentos menores.
"Por isso na maioria das redes dá para cobrar R$ 0,08, mas para os comerciantes menores esse custo pode chegar a R$ 0,16", exemplificou. "Eles não estão lucrando com as sacolas, estão pagando a mais por elas".
O superintendente da associação dos supermercados, Carlos Correa, disse que esse preço de custo pode variar entre cada estabelecimento, e mesmo em períodos diferentes de tempo.
"O cálculo é feito pela demanda. Um grande supermercado compra muitas sacolas, e os pequenos estabelecimentos compram bem menos. Por causa disso, preço do supermercado menor pode chegar a ser o dobro do preço do maior", afirmou.
Além disso, o ritmo da indústria também pesa: quando há uma grande procura, mas a capacidade de produção não acompanha, o preço pode subir. Quando a procura desacelera, a tendência é que o preço se estabilize.
Segundo Correa, grandes supermercados também conseguem um preço menor pelas sacolas quando oferecem a própria frota para transportar a carga, por exemplo, uma prática difícil de ser reproduzida por estabelecimentos menores.
"Por isso na maioria das redes dá para cobrar R$ 0,08, mas para os comerciantes menores esse custo pode chegar a R$ 0,16", exemplificou. "Eles não estão lucrando com as sacolas, estão pagando a mais por elas".
Campanha de conscientização
O acordo do Procon com a Apas vai durar seis meses, começando no próximo dia 11. Ele envolve, principalmente, uma campanha de conscientização para que os clientes se acostumem a levar as próprias sacolas ao mercado.
Para isso, os comerciantes se comprometem a fazer promoção das sacolas retornáveis, reproduzir campanhas educativas e dar descontos no preço da compra para quem não usar sacola plástica.
O acordo do Procon com a Apas vai durar seis meses, começando no próximo dia 11. Ele envolve, principalmente, uma campanha de conscientização para que os clientes se acostumem a levar as próprias sacolas ao mercado.
Para isso, os comerciantes se comprometem a fazer promoção das sacolas retornáveis, reproduzir campanhas educativas e dar descontos no preço da compra para quem não usar sacola plástica.
(Fonte: Uol)
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