Páginas

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

BICHO - GATO CONSTIPADO


Um gato constipado é uma condição que pode ocorrer frequentemente. As causas são variadas, mas muitos casos podem ser evitados e resolvidos com receitinhas simples que você mesmo pode fazer em casa.

As causas para um gato constipado são variadas. Podem ir desde a falta de exercícios até problemas de saúde como paralisia ou níveis de cálcio no sangue.

Constipação intestinal ou obstipação, também conhecida popularmente como prisão de ventre é uma alteração nos movimentos intestinais que causam a retenção das fezes, dificuldade na evacuação ou fezes endurecidas.

Alguns casos de prisão de ventre em gatos, quando são leves, podem ser resolvidos com dicas caseiras que você vai conhecer mais abaixo. No entanto, em casos de constipação intestinal persistente em gatos, o correto é levá-lo ao veterinário para avaliação e tratamento. Uma vez que, dependendo do caso, pode haver até necessidade de intervenção cirúrgica.

Um gato constipado pode ter falhas nos processos intestinais
O processo para formação das fezes começa na alimentação dos gatos. Em seguida, após ingestão do alimento, o processo digestivo separa o que será absorvido pelo organismo e o que será excretado.

O que não é absorvido pelo organismo forma o bolo fecal, posteriormente, esse bolo é empurrado para fora através de movimentos musculares da parede do intestino.
Entretanto, quando existe algum problema com esses movimentos, o bolo fecal não consegue ser expelido e fica acumulado no intestino. Isso causa uma reabsorção de água e, consequentemente um endurecimento desses resíduos, causando a constipação intestinal.


Como saber se seu gato está com constipação intestinal
No caso dos gatos, os movimentos intestinais podem variar de um animal para outro. No entanto, a maioria dos gatos costuma fazer cocô pelo menos uma vez por dia.

Numa condição normal, as fezes de um gato são de cor marrom viva e forma firme. Dessa forma, se um gato passa a fazer cocô com menos frequência que o normal, apresenta dificuldades na evacuação ou as fezes estão muito duras e ressecadas, podem ser sinais de constipação intestinal ou prisão de ventre em gatos.

Além disso, fezes em pouca quantidade, às vezes acompanhada de sangue, pode ser sinal de prisão de ventre em gatos. O sangue pode ocorrer devido ao esforço para defecar.

Um gato constipado também pode apresentar vômito ocasional, falta de apetite e depressão.

Causas mais comuns de constipação intestinal em gatos
As causas para um gato constipado são variadas. Podem ir desde a falta de exercícios até problemas de saúde, como paralisia ou níveis de cálcio no sangue.

Sem dúvida, uma causa comum para constipação intestinal em gato é baixa ingestão de água.  Gatos são conhecidos por não beberem muita água, e isso não causa só insuficiência renal em gatos, mas também podem provocar a prisão de ventre.

Entretanto, existem outras causas para a constipação intestinal em gatos, como por exemplos:

- Engolir ossos ou corpos estranhos
- Traumas
- Paralisia / fraqueza muscular
- Baixos níveis de potássio no sangue
- Mudança de ambiente
- Estresse em gatos
- Obesidade
- Cuidados com a caixa de areia (caixa de areia suja, colocada em local inadequado, poucas caixas para mais de um gato, etc)

Se a condição de constipação for prolongada pode ocasionar um acúmulo de fezes compactadas, por isso, dependendo do caso, haverá necessidade de intervenção veterinária para remoção das fezes.

Como prevenir a constipação em gatos
É importante que você conheça os hábitos do seu gato. Para isso, procure observar periodicamente o momento que ele usa a caixa de areia. Se existem esforço, e qual a quantidade e consistência das fezes.

É importante manter uma dieta equilibrada e sempre oferecer atividades para seu gato. Faça o enriquecimento ambiental a fim de mantê-lo ativo.

Revise os cuidados com a caixa de areia. Escolha uma caixa de areia adequada para o seu gato, assim como o tipo de areia. Nesse sentido, também é importante manter  a caixa sempre limpa, em local tranquilo e tenha um número de caixas disponíveis de acordo com a quantidade de gatos que existem na casa.

A água é vital para manter o sistema digestivo do seu gato sempre saudável, por isso, mantenha água limpa, fresca e em abundância sempre disponível.

No entanto, se você notar que seu gato está apresentando sinais de constipação, e essa situação permanece, leve-o imediatamente a um médico veterinário.

Dicas naturais para prisão de ventre em gato
A abóbora é um laxante natural eficaz e fácil de administrar porque (surpreendentemente) tem um sabor que a maioria dos gatos parece gostar. No entanto, se o seu gato não quiser comer de boa, você pode misturar em alguma comida enlatada para gatos.

Procure inserir fibras na alimentação do seu gatinho. Por exemplo,  tente misturar uma colher de chá de farelo de aveia na comida dele.

Alguns óleos são amaciantes naturais das fezes e não causam efeitos colaterais. Você pode regar meia colher de sopa de azeite sobre a ração do seu gatinho. Também pode usar um pouco de atum em lata conservado em óleo, é um laxante natural com um apelo saboroso para os gatos.

Tratamento para um gato constipado
Se a prisão de ventre persistir, o gato deve ser levado para avaliação veterinária. É necessário conhecer o histórico da saúde do gato, incluindo sintomas e prováveis incidentes ou alterações que possam ter causado a constipação.

O tratamento para um gato constipado vai depender da causa, gravidade do caso e da duração da condição.

Se as fezes impactadas não for um caso muito severo, os enemas podem ajudar a soltar as fezes e resolver o problema.

No entanto, dependendo do caso, o médico veterinário poderá realizar a remoção manual das fezes, com uso de anestesia geral.

Caso necessário, o uso de laxantes em gatos deve ser feito sob orientação do veterinário. Jamais administre medicamentos em gatos por conta própria. Gatos são muitos sensíveis a diversos princípios usados em medicamentos e alguns podem ser fatais para eles.
(Fonte: Aki é o bicho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...