Cansa enfrentar o anda e para dos
congestionamentos nas grandes cidades. Mas, se você estiver ao volante de um
carro com câmbio automático, certamente chegará mais disposto em casa. O
problema é que esse conforto pode acabar custando caro. Porém, existem alguns
modelos compactos que cabem melhor no bolso. Entre os mais vendidos, destaca-se
o Chevrolet Onix, com seis marchas e motor 1.4,
disponível a partir de R$ 52.750 na versão LT. Nessa configuração, o carro já
vem com volante revestido de couro, controlador de velocidade de cruzeiro
("piloto automático") e sistema multimídia com tela de 7 polegadas
entre os itens de série.
O câmbio é de segunda geração e
vem com sistema que se adapta ao modo de dirigir de cada motorista e permite
funcionar com freio motor, o que poupa os freios em situações como descidas de
serra, já que mantém uma marcha reduzida engatada nesse tipo de situação.
Também conta com opção de trocas sequenciais por leves toques na alavanca para
quem quiser assumir o comando do carro numa tocada um pouco mais esportiva, com
pista livre.
Hyundai HB20 Comfort Plus 1.6
automático
Terceiro modelo mais vendido do
Brasil em 2015, o compacto da marca coreana recebeu retoques no desenho. Por
fora, a única novidade é a grade dianteira com formato hexagonal e com detalhes
cromados, item que se torna comum em toda linha do compacto da Hyundai. No caso
da versão Comfort
Plus, a lista de itens de série vem com retrovisores elétricos com luz
indicadora de direção, calotas de aro 15 e acabamento preto na coluna central,
1.6 de 128 cv sem reservatório de partida a frio e câmbio automático de seis marchas
com opção de trocas sequenciais.
No dia a dia, um dos principais
destaques do HB20 1.6 automático
é o rodar silencioso, a agilidade nas manobras e a suavidade do funcionamento
do câmbio. Além disso, a direção com assistência elétrica facilita na hora de
estacionar e transmite segurança em velocidades mais altas. E pode confiar que
o carrinho também é capaz de contornar curvas sem sustos, bem como frear com
precisão.
O espaço interno é bom e o
porta-malas pode levar até 300 litros da bagagem, o que fica um pouco acima da
média dos rivais. Outro ponto positivo é que os comandos no painel estão
bem localizados e são fáceis de serem acionados. Um exemplo é o sistema de som
com os principais controles no volante.
Citroën C3 Tendance 1.6
A Citroën automático aposta
na boa relação entre custo e benefício do C3 em
todas as versões, inclusive na Tendance
1.6 automática, que tem preço sugerido de R$ 55.290, valor que dá
direito a itens como para-brisa panorâmico, luzes diurnas com LEDs no
para-choque dianteiro, direção elétrica, computador de bordo, sistema de som
com Bluetooth, entre outros.
Mas a principal diferença do
modelo da marca francesa na comparação com os rivais, na mesma faixa de preço,
fica por conta das hastes do câmbio próximas do volante para trocas
sequenciais. É uma vantagem na hora de pegar uma estrada cheia de curvas,
onde assumir o comando do câmbio dá mais agilidade ao carro. O problema é que
são apenas quatro marchas, o que prejudica o desempenho e o consumo, uma vez
que os degraus entre uma marcha e outra ficam num patamar maior que o
ideal.
Em contrapartida, o motor é o bom
1.6, de 122 cv. Funciona com suavidade, mesmo em rotações mais altas, o que
garante fôlego razoável nas ultrapassagens. Além disso, a direção elétrica
facilita as manobras em baixa velocidade e fica mais firme conforme o ponteiro
do velocímetro vai ganhando altitude. A boa área envidraçada do C3 é outro ponto positivo do
carro, já que mantém boa visibilidade e reduz os “pontos cegos”. E a suspensão
da linha 2016 cumpre seu papel de absorver as irregularidades do piso e manter
o carro estável nas curvas, mostrando que evoluiu bastante na comparação com a
geração anterior do compacto fabricado no Brasil.
Kia Picanto
A combinação de motor 1.0
flex, de três cilindros, e câmbio automático de verdade (não automatizado) você
vai encontrar apenas no Kia Picanto.
Sem dúvida, para quem não abre mão de combinar economia de combustível com o
conforto de não precisar trocar de marcha no dia a dia do trânsito o carro é
interessante.
Entre outros atributos, também há
direção elétrica, ancoragem ISOFIX para cadeiras infantis, retrovisores
rebatidos e aquecidos eletricamente e com piscas de LED embutidos, volante
revestido de couro com comandos das principais funções do sistema de som, chave
canivete com controle remoto, faróis de neblina, rodas de liga-leve de aro 14, entre
outros itens. Com essa lista bem recheada de equipamentos, sai por sugeridos R$
46.900.
Mas o Picanto é mais voltado para
solteiros ou casais sem filhos, principalmente por causa do espaço interno
apertado, inclusive no porta-malas de apenas 200 litros. O desempenho com
câmbio automático também não é dos melhores na estrada, com respostas lentas
nas ultrapassagens. Por isso, o carrinho é mais voltado para uso urbano, mesmo
porque, o tanque é minúsculo, de meros 35 litros, prejudicando a autonomia.
Pela opinião dos próprios donos
do modelo, também precisam melhorar os preços das peças e o
atendimento na rede de concessionárias, que está sendo reduzida de 172 para 138
pontos espalhados pelo Brasil.
(Fonte:
IG)
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