Páginas

terça-feira, 5 de abril de 2016

GASTRONOMIA - FUÊ


A origem do utensílio é desconhecida, o fouet foi citado pela primeira vez em um livro inglês de 1765, mas também existia na China onde era usado para bater chá. Foi levado aos Estados Unidos pela Julia Child.

Para que serve o fouet
Os batedores de arame são muito úteis. Eles ajudam a misturar os ingredientes como bolo ou molho, deixando a preparação mais uniforme e lisa e também incorporam ar na preparação.

Ajudam na hora de fazer molhos, panquecas, bolos que não pedem batedeira, ovos para omeletes, etc. E é claro, batem clara em neve e emulsões como a maionese.

Também são bons para misturar ingredientes secos como farinha, açúcar e fermento, ajudando a quebrar pelotas inconvenientes.


Dicas para comprar
Para comprar um fouet escolha os mais firmes onde os arames saem diretamente do cabo. Os que têm uma "ligação" de metal ou plástico entre o cabo e os arames costumam ser frágeis e quebram com mais facilidade.

Quanto mais arames tiver melhor o batedor.

O melhor material é o aço inox ou de silicone, que pode ser usado em uma preparação quente sem conduzir o calor e queimar a mão do cozinheiro. Os de plástico não são fortes o suficiente.

Existem dois tipos de batedores. O mais fino e comprido é para molhos e os arredondados chamados de 'balloon whisk" em inglês são para bater claras, etc.

Dicas para limpar
Logo depois de usar chacoalhe seu batedor em uma tigela cheia de água morna e detergente. Depois passe a esponja normalmente procurando por sujeiras grudadas atrás do arame. Lave e desengordure bem.
(Fonte: Aromas e sabores)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...