Páginas

sexta-feira, 6 de junho de 2014

ARTE E CULTURA - EXPOSIÇÃO A HISTÓRIA DA CANNABIS


Exclusiva para maiores de 18 anos, a mostra holandesa "A História da Cannabis: Uma Planta Proibida" pode ser vista, pela primeira vez no Brasil na Matilha Cultural, em São Paulo.

A exposição é uma parceria com o museu holandês Hash Marihuana & Hemp Museum.

Além de objetos antigos que explicam como a planta era utilizada para fins medicinais antes de se tornar ilegal, haverá a exibição de filmes. Os documentários "Quebrando o Tabu", "Ilegal" - sobre a primeira brasileira a obter autorização para fazer uso do medicamento Canabidiol para o tratamento de convulsões, e "Cortina de Fumaça" estão entre os escolhidos.

Um dos objetivos é mostrar os diversos usos da "Cannabis sativa L.", popularmente conhecida como maconha. Uma seleção de ilustrações, fotos e objetos da coleção do museu holandês contam o histórico da planta, os tipos de aplicação e contextualizam os 100 anos desde a proibição.


Entre os destaques do acervo estão às embalagens antigas e as prescrições de remédios à base de cannabis, datadas do século 19, além de instrumentos tradicionais para processar a fibra de cânhamo, livros raros dos anos 1950 e materiais têxteis e bioplásticos feitos com a fibra extraída da planta.


Por questões da legislação brasileira, nenhum objeto da mostra contém "THC", que é o princípio ativo encontrado nas flores e plantas de maconha. Todas as embalagens e outros objetos estão limpos para a exposição.

Painéis ilustrativos exclusivos para a mostra brasileira foram desenvolvidos pelo museu holandês para explicar as formas usuais da cannabis, seja como uma planta medicinal; uso industrial; relação histórico-cultural e até a fase de proibição e políticas de legalização.

A exposição ainda terá debates com especialistas, como o neurocientista Carl Hart, da Universidade de Columbia, o professor Henrique Carneiro, o pesquisador Renato Filev, o jornalista Tarso Araújo e a antropóloga Alessandra Oberling. Pacientes que fazem uso medicinal da planta também participarão.

Exposição "A História da Cannabis: Uma Planta Proibida"

Fica em São Paulo até 04 de julho de 2014.
De terça a domingo das 14h às 22h
Matilha Cultural - Rua Rego Freitas nº 542 – República - São Paulo

Entrada gratuita e restrita a maiores de 18 anos (documento de identidade obrigatório)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...