Frequentemente estamos sendo bombardeados pela mídia e por todos os
meios de comunicação por palavras como meio ambiente; sustentabilidade; responsabilidade social;
ecologicamente correto; empresa sustentável e outras coisas que, para muitos de
nós, ainda são de difícil assimilação e conceituação.
Dentro desta dificuldade; definir uma empresa sustentável é ainda um mistério para muitos
consumidores preocupados com o tema. Afinal de contas, nem sempre são
transparentes para os clientes os processos internos que transformar uma
empresa comum numa empresa sustentável. O principal problema; é identificar o
que vai além do marketing e da propaganda. O que realmente está sendo feito
pela empresa “X” em busca da sustentabilidade e
quais sinais podem significar que ela está no caminho certo.
Uma análise com quatro pontos relativamente simples podem determinar se
uma empresa sustentável realmente faz jus a esse título ou é apenas obra da
propaganda barata e que deve ser execrada: O ponto inicial é acompanhar o
noticiário sobre a empresa e perceber se há notícias de problemas financeiros
ou dificuldades de caixa que a empresa venha atravessando. Se isso for uma
constante em sua história; essa “empresa
sustentável” pode ser sustentável só na fachada. Se nada for mencionado
a esse respeito; marque o primeiro ponto para ela em seu conceito.
O segundo ponto a se considerar é: Os produtos produzidos ou os serviços
prestados por ela são ecologicamente
corretos? Mesmo que a empresa sustentável produza elementos que agridam
o meio ambiente; é necessário levar-se em consideração como ela trabalha para
minimizar ou eliminar os impactos provenientes de seu processo produtivo.
Consulte entidades ecológicas locais e, novamente, observe o noticiário em tono
da candidata a empresa sustentável. Se ela estiver constantemente envolvida em
problemas relacionados a poluição do meio ambiente; risque-a do mapa. Caso
contrário; ponto para ela.
Um outro ponto importantíssimo para definir uma empresa como
sustentável; é saber como ela trata os seus funcionários e a comunidade onde
ela está inserida ou atua. Os passivos trabalhistas são altos e frequentes? O
pessoal trabalha em boas condições? A empresa realiza atividades ou ações ligadas
ao bem estar da comunidade que a cerca? Ela se preocupa com os seus
funcionários e com os seus consumidores? Novamente se a resposta for sim; a
empresa é mesmo sustentável. Se não…
E, por fim, uma empresa sustentável atua num ramo de produção que é social
e culturalmente aceito pelo ambiente humano em que está inserida. A ética das
ações e a aceitação dos processos produtivos deve ser plena. Não é possível,
por exemplo, dizer que uma empresa que atue com contrabando, por exemplo, seja
uma empresa sustentável. Pois, além de moralmente questionável; sua atividade é
ilegal e passível de punição.
Assim, se o resultado foi positivo para
todas as perguntas e observações feitas; você pode realmente considerar essa
empresa sustentável. Se um ou outro questionamento não estiver “de acordo”; é
sinal de que o caminho ainda deve ser trilhado por mais um tempo e com mais
afinco até que se alcance uma situação de sustentabilidade plena.
(Fonte: Atitudes sustentáveis)
Nenhum comentário:
Postar um comentário