quinta-feira, 4 de setembro de 2014

EDUCAÇÃO - O QUE É EDUCAÇÃO INCLUSIVA?


A educação inclusiva consiste na integração do ensino regular com o ensino especial, isto é, as crianças portadoras de algum tipo de deficiência física ou cognitiva são inseridas no ambiente escolar regular através da estruturação física e capacitação dos professores para que os conteúdos possam ser repassados sem que ocorra a perda de informação.

As limitações que impedem que as crianças tenham o aprendizado comprometido no ensino regular são de duas naturezas: as limitações físicas (cegueira, surdez e deficiências motoras) ou cognitivas (síndromes ou patologias que comprometam a capacidade de aprendizado).

A educação inclusiva tem como objetivo eliminar essas barreiras por meio de ferramentas adaptadas para as deficiências encontradas como, por exemplo, construção de rampas de acesso para cadeirantes, impressão de matérias em braile ou utilização de libras na sala de aula.

Para limitações cognitivas o ideal é desenvolver ferramentas lúdicas que permitam a interatividade entre os alunos de maneira igualitária, porém sem subestimar a capacidade de compreensão dos demais, isto é, criar atividades que desafiem o raciocínio lógico e tornem o aprendizado empolgante.

Evidentemente que pais e educadores devem agir de maneira conjunta na elaboração das estratégias de ensino adotadas, os pais por compreenderem melhor a personalidade e dificuldades das crianças e os educadores por disporem de conhecimentos práticos e empíricos que permitam a elaboração de abordagens diferenciadas de acordo com as pretensões da instituição de ensino.
(Fonte: Portal educação)

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