sábado, 27 de setembro de 2014

RECEITA DE FINAL DE SEMANA - NAVARIN DE CORDEIRO


INGREDIENTES
1 paleta de cordeiro com osso (+/- 1,400 kg)
1 colher (sopa) de tomilho debulhado
250 ml de vinho branco seco
sal e pimenta-do-reino moída a gosto

100 g de farinha de trigo

80 ml de óleo
2 dentes de alho amassado grosseiramente
500 ml de água
1 cenoura cortada em 4 partes
1 batata cortada em 6 partes
1 nabo cortado em 6 partes
1cebola cortada em 4 partes
1 tomate cortado em 4 partes
1 bouquet garni (1 folha de louro, 1 talo de salsa, 1 galho de tomilho enrolados num pedaço de alho-poró)

MODO DE PREPARO
Com uma faca afiada, retire o excesso de gordura da paleta de cordeiro com osso em seguida corte em cubos de +/ 3 cm e reserve os ossos. Coloque os cubos numa tigela e tempere com o tomilho debulhado, o vinho branco seco, sal e pimenta-do-reino moída a gosto, misture e deixe marinando de um dia para o outro na geladeira.

Retire a carne da geladeira e escorra bem da marinada e reserve a marinada. Passe os cubos de carne levemente na farinha de trigo retirando bem o excesso e reserve.

Numa panela que possa ir ao forno coloque o óleo e leve ao fogo médio até ficar bem quente. Adicione o alho e refogue rapidamente. Junte os cubos de carne e doure todos os lados. Acrescente a marinada (reservada acima), a água e deixe ferver. Acrescente os ossos do cordeiro (reservados acima) a cenoura, a batata, o nabo, a cebola, o tomate, o bouquet garni, tampe a panela e transfira para o forno baixo sem ferver a 160°C por cerca de 2 horas ou até que a carne esteja cozida. Vá retirando os legumes da panela conforme forem ficando cozidos.

Retire a carne e leve novamente a panela ao fogo com o caldo que restou e deixe reduzir pela metade. Coloque os cubos de carne e os legumes, misture, retire do fogo e sirva em seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...