sexta-feira, 26 de setembro de 2014

SERGIO CARRANO - SUCO OU NECTAR?


A oferta de bebidas à base de frutas está em pleno crescimento no Brasil. A produção cresce em torno de 10% ao ano segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas Não Alcoólicas.

A lógica é a de que um suco de frutas é um produto saudável, mas, isso pode não ser totalmente verdadeiro.


Segundo pesquisa do IDEC (Instituto de Defesa do Consumidor) 32% dos nectars analisados pela Instituição, não continham a quantidade de fruta ou suco de frutas. A lei atual exige um percentual mínimo de 20% a 40% de conteúdo de polpa ou suco de fruta para que se denomine Néctar.

Para que uma bebida seja denominada como suco, é preciso que seu conteúdo seja unicamente o suco da fruta com adição de água em alguns casos. No caso do Néctar, o conteúdo é composto de uma parcela de fruta, açúcar, aditivos químicos, corantes e antioxidantes. Ou seja, ao contrário do que se pensa, o denominado Néctar é uma grande jogada de marketing. O consumidor pensa que Néctar é muito mais puro do que suco, mas, como pode se entender agora, o suco é muito mais saudável do que o Néctar. 

O caso é considerado grave pelas autoridades porque está sendo passada uma falsa impressão ao consumidor de que o Néctar é uma bebida natural, saudável. Da mesma forma, mesmo não sendo tão natural assim, ainda não contém a quantidade de fruta recomendada pelos padrões de qualidade exigidos para o caso.

Portanto, fique atento ao adquirir Suco de Frutas ou Néctar. A indústria pode até errar, mas, você consumidor, tem o direito de escolha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...