Páginas

quarta-feira, 21 de maio de 2014

BICHO - MARCAÇÃO DE TERRITÓRIO


A marcação de território é um comportamento instintivo dos cachorros. Ao marcar território sua intenção é enviar uma mensagem para os outros seres que habitam a região. Essa mensagem pode ter múltiplos significados, podendo ter o objetivo de deixar claro sua dominância na região, de indicar disponibilidade sexual etc.

Assim, por mais treinado que seu cão seja para não fazer xixi dentro de casa, não está excluída a hipótese de que ele venha a marcar em seus móveis.

Entretanto, existem outras possibilidades que podem levar seu cachorro a esse tipo de comportamento. O marcação de território também cumpre papel na construção da auto confiança canina. Portanto, caso seu cachorro esteja inseguro é possível que ele venha a fazer xixi pela casa. Outra possível causa é estar frequentemente deixando seu cão sozinho. Dessa forma, tudo o que for novo está sujeito a induzir o início ou o aumento desse tipo de comportamento. Sendo assim, é possível que isso ocorra em móveis novos, os quais contém odores que os animais não estão acostumados; com a chegada de um bebê em casa; um novo animal de estimação; um visitantes estranhos; etc.

É importante saber que existe uma diferença entre o ato de urinar por uma necessidade fisiológica e o ato de urinar com o fim de marcação territorial. Não é difícil perceber quando a urina de seu cachorro se enquadra no primeiro ou no segundo caso, já que no primeiro a quantidade de urina é bem maior que no segundo.

A marcação de território, caso em que o cachorro deposita uma pequena quantidade de urina, geralmente é feita em objetos, isto é, ela raramente é feita no chão. Isso abrange portas, pés de mesa e móveis.

A marcação de território é um comportamento que pode estar presente tanto nas fêmeas quanto nos machos, sendo muito mais frequente nos machos. Além disso, é um comportamento muito mais frequente em raças menores do que em raças maiores.

Além disso, geralmente, a incidência desse tipo de comportamento em cachorros castrados é muito menor. Ainda assim, não há certeza de que a simples castração do seu cachorro resolverá todos os problemas.

Uma alternativa é a supervisão. Esse método funciona com a maioria dos cachorros. Ele consiste em vigiar o cachorro atentamente durante alguns dias ou semanas e corrigi-lo no momento que ele age de forma inadequada. Você poderá usar um chocalho para despertar a atenção do cão. Na hora em que ele for marcar o território, faça o barulhinho, que pode ser antecipado por um não! Logo ele perceberá que não deve continuar com o comportamento. Não se esqueça de retribuir quando ele não fizer o xixi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...