Páginas

quarta-feira, 28 de maio de 2014

COMPORTAMENTO - HOMEM "COXINHA"


“Coxinha” se tornou um dos adjetivos mais escutados nos últimos anos. Não estamos falando do salgado brasileiro recheado com frango e queijo cremoso, crocante por fora e macio por dentro, mas de um fenômeno social que tem chamado a atenção principalmente em São Paulo. A palavra ganhou mais um sentido: descrever os novos “mauricinhos” ou “engomadinhos”, que se destacam por seu estilo de vida peculiar, acompanhado de gírias e modo de vestir específicos.

Cabelo impecável e camisa polo com um número, brasão ou desenho de um cavalo não podem faltar. Apesar de estarem espalhados por todos os lugares não existe literatura sobre este assunto. Na internet, em redes sociais eles se tornaram conteúdo.

Definir um homem “coxinha” é difícil mas é muito fácil identificar um. Apesar de “coxinhas” e “mauricinhos” terem conceitos muitos similares, existe pequenas diferenças: o primeiro grupo se importa ainda mais com a imagem e é mais preocupado em seguir a linha do politicamente correto, por isso muitos deles gostam de cuidar da saúde. O segundo grupo possuem um elevado nível social, seguem tendências de moda clássica e conservadora e são pessoas consumistas, ou seja, consomem muito.

Ninguém sabe ao certo de onde a expressão “coxinha” nasceu. Uma vertente diz que o apelido foi inspirado nas coxas brancas dos homens arrumadinhos que usam bermuda ao tomar sol.

Outra hipótese sustenta a ideia de que o nome veio de uma gíria já existente há décadas, mas que antes designava aos policiais. Mas quando e como o termo passou a fazer parte dos novos “playboys” ainda é um mistério em nossa sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...