Páginas

domingo, 18 de maio de 2014

SUSTENTABILIDADE - PLANTIO SEM AGROTÓXICOS


Depois de terem sido utilizados como arma química na Primeira e Segunda Guerra Mundial, Os agrotóxicos passaram a ser muito utilizados na agricultura a fim de combater pragas e outros seres nocivos ao cultivo de diversas espécies vegetais. Porém, usá-los de forma desmedida traz riscos tanto à saúde daqueles que se expõem a essa substância, ao aplicá-la na plantação, quanto à dos consumidores, que compram frutas, legumes e verduras.

Os males causados pelos agrotóxicos vão desde toxicidades agudas até câncer e doenças neurológicas. Além disso, essas substâncias também são um risco para o meio ambiente pois poluem as águas e contribuem com o aquecimento global. Pimentão, pepino, alface, morango e uva são alguns dos alimentos que apresentam os maiores índices de agrotóxicos.

A alternativa oferecida pelo mercado, hoje, são o cultivo de alimentos orgânicos, cultivados sem o uso de produtos sem agrotóxicos. O cultivo destes alimentos é feito com adubo orgânico, que também ajuda a afastar os seres nocivos da plantação, mas ao contrário das substâncias tóxicas, não agride o meio ambiente, sendo um exemplo de sustentabilidade e ajuda a ter atitudes sustentáveis.

Alguns pesticidas orgânicos ainda podem ser preparados em casa. É possível, por exemplo, combater pulgões e outras pragas do gênero, fazendo uma infusão com sabão de coco, dentes de alho e cebola, fervidos em um litro de água. Essa receita não oferece nenhum risco à saúde do agricultor ou dos consumidores. Atitudes sustentáveis como essa ainda atendem às leis da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), garantindo a qualidade dos produtos comercializados.

Entretanto os alimentos sem agrotóxicos podem custar até 50% a mais que os outros, já que sua produção é feita em menor escala e certas variedades de frutas e legumes são difíceis de ser encontradas fora da época da colheita, pois como não há interferência externa sobre seu desenvolvimento, todo o processo depende da própria natureza.
(Fonte: atitudes sustentáveis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...