terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

PAIS E FILHOS - CRIANÇA NA ESCOLA PELA PRIMEIRA VEZ


O primeiro dia na escola é sempre difícil. Não à toa, ganhou até um nome: adaptação. Adaptação dos filhos, que chegam a um ambiente novo, diferente e desconhecido. E adaptação dos pais, que também sofrem com a ansiedade e o medo da reação da criança. A adaptação escolar é exatamente esse tempo dado às crianças (e aos pais) para que se acostumem à nova rotina.    

Ajude a adaptar neste novo ambiente
Deixe a insegurança, a dó e os mimos de lado quando você for levar seu filho ou filha à escola pela primeira vez. Quando você matricula a criança em uma escola precisa confiar nela e nos professores que lá trabalham. Eles são os responsáveis pela segurança e adaptação da criança e farão de tudo para que se sinta bem, pois isto será bom para ela e para os próprios professores, já que eles não querem enfrentar problemas com as crianças ou com os pais. Então, confie e passe esta confiança para a criança. Lembre-se que ela consegue interpretar o seu olhar e sua expressão facial, sendo assim, o sorriso é essencial.


Separação e adaptação
É normal as crianças sentirem saudade dos pais e de casa nos primeiros dias de aula, e é normal chorarem por isto.  Mas não se preocupe se isto acontecer, a maioria das crianças choram somente na entrada, se distraem e brincam dentro da escola e voltam a chorar quando veem os pais na saída. Isto não significa que ela não goste da escola, mas que sente saudade dos pais, e com o tempo acostuma a ficar um tempo longe deles. A breve separação deve ser encarada como um passo para autonomia das crianças.

Cada escola tem seu calendário de horários de adaptação para os alunos novatos, estes horários delimitam o tempo que eles devem ficar nos primeiros dias e vão aumentando gradativamente, até atingir o horário máximo. Assim a criança se afasta dos pais aos poucos, ao mesmo tempo em que conhece o professor, os amigos e se acostuma com a rotina escolar.


Como os pais devem agir?
Para que a adaptação na escola seja positiva é importante preparar a criança com antecedência, para que tenha tempo de ir à escola com tranquilidade e animação. Na hora da entrada não dê atenção para birras e pirraças, despeça brevemente dizendo que irá buscá-lo na hora certa e nunca retorne para casa cedendo às pirraças. Se sentir pena, não demonstre. Evite falar “coitadinha” e outras palavras que a deixe mais insegura ainda. Seja firme, despeça com carinho e vá embora.

Respeite os horários da adaptação escolar. Se buscar a criança antes ou depois do horário, certamente irá atrapalhar o seu processo, principalmente em caso de atrasos. Nenhuma criança gosta de ser a última a ser buscada na escola, se isto acontecer no período de adaptação ela poderá não querer voltar para escola por medo que seja abandonada pelos pais.



O tempo de adaptação das crianças e dos pais
A adaptação escolar acontece em tempos diferentes para cada criança.  Há algumas que reagem bem logo no primeiro dia de aula, outras demoram uma semana para se adaptarem e outras choram por meses, então evite comparações. Em caso de dúvidas sobre o progresso de seu filho converse com a professora ou a diretora da escola.

Os pais também reagem de maneira diferente quando levam as crianças na escola nas primeiras vezes. Há aqueles que não sentem nada quando a criança entra na sala e acham que a adaptação é perda de tempo; há outros que se sentem inseguros e solitários, mas não demonstram; tem alguns que ficam beijando ou alisando a criança por meia hora antes de entrar, como se nunca mais a fosse ver de novo; e existem pais que choram mais que os próprios filhos, chamam a atenção da escola inteira, amedrontam seu filho e outras crianças, e precisam ser consolados pelos profissionais da escola. E então? Você já pensou em como reagir quando o seu filho iniciar as aulas?  
(Fonte: Educa sempre)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...