sábado, 7 de fevereiro de 2015

CHURRASCO - FRALDINHA


Quem gosta de churrasco sabe que a fraldinha é uma das carnes mais saborosas de se preparar numa churrasqueira. Macia, com pouca gordura e vizinha do filé mignon, é uma peça que até pouco tempo atrás não aparecia tanto na grelha, pois era considerada de segunda qualidade. Com o passar do tempo, foram sendo descobertas todas as suas características.

A forma correta de se assar uma fraldinha:

INGREDIENTES
1 ½ kg de fraldinha
sal grosso triturado a gosto

MODO DE PREPARO
Antes de tudo, prepare o fogo da churrasqueira. Como a fraldinha deve ser assada em duas etapas, a cama de brasas deve ser moderada, não havendo nunca labaredas que entrem em contato direto com a carne.

A fraldinha deve ser assada no espeto, já que por não ser um músculo, costuma ficar irregular quando preparada na grelha. Antes de levá-la ao fogo, tempere com sal grosso moído e deixe descansando por cinco minutos, próximo à churrasqueira. O calor fará com que os minúsculos cristais de sal derretam e temperem a carne no ponto certo.

Churrasqueira acesa, carne no espeto e temperada. Hora de tudo isso ir pra brasa!

A fraldinha deve ser assada primeiro na parte inferior da churrasqueira, a 15 cm da brasa, por 4 minutos de cada lado. Assim você irá “selar” a carne, ou seja, tostá-la rapidamente por fora impedindo que seus sucos naturais saiam durante o cozimento. Depois desse tempo, a carne deve ser elevada a 40 cm da brasa, deixando que asse tranquilamente por 45 minutos. Após esse período, ela estará no ponto e no melhor momento de ser cortada e saboreada. 
(Fonte: Churrasqueiro Maturatta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...