domingo, 14 de dezembro de 2014

EDUCAÇÃO - HINO NACIONAL BRASILEIRO E A ESCOLA


Poucas são as escolas que ainda trazem no peito o orgulho e a emoção de cantarem o hino nacional brasileiro como antes, onde alunos e professores se perfilavam para ouvir o hino nacional. Ao dar inicio a melodia, logo se sentia na alma o orgulho e a honra de homenagear a nossa pátria e o olhar fixo na bandeira, logo deixava escapar algumas lágrimas, era um gesto de amor e adoração pelo Brasil.

Com o passar dos anos muitas coisas mudaram, o patriotismo, o amor à bandeira e o orgulho de cantar o hino nacional brasileiro parecem estar longe da realidade de algumas escolas e isso é um fator preocupante que de certa forma acaba afastando o indivíduo de boa parte de nossa história. A letra do hino nacional brasileiro escrita por Joaquim Osório e música de Francisco Manuel da Silva é uma verdadeira aula de história que devem fazer parte do aprendizado e conhecimento de uma pessoa. Mas qual seria a diferença entre contar e cantar a história do hino nacional brasileiro?

Contar o hino nacional é uma forma de ouvir e captar as informações por meio de uma leitura oral, onde a pessoa vai se sentir impressionada com o contexto contado, diferente da forma cantada, onde o indivíduo sente a história na alma, onde que em cada verso ele se sente como se estivesse vivenciando a emoção de cada acontecimento, onde sua voz se torna um clamor, onde a emoção se torna viva e o coração bate mais forte.

Outro motivo importante de se cantar o hino nacional brasileiro nas escolas é de ensinar os alunos a pronunciarem a letra do hino corretamente e explicar cada significado. Muitos alunos entram e saem das escolas, se formam em faculdade, mas não sabem cantar o hino da nossa pátria e isso pode se tornar uma vergonha para nós brasileiros. 

Cantar o hino nacional brasileiro nas escolas, em eventos, em solenidades e dentre outros, é uma forma de respeito e reverência ao nosso país, é conhecimento e cultura, por isso, cabe aos professores voltarem à essência e aos costumes antigos de todos se reunirem nos pátios das escolas para adorar a nossa pátria através do hino nacional.
(Fonte: Portal Educação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...