Páginas

sábado, 19 de março de 2016

DICA – LIMPEZA DE COLCHÃO


Uma boa noite de sono depende de muitos fatores: o silêncio, a temperatura, o seu nível de relaxamento... Um fator importante e que também influencia diretamente a qualidade do seu sono é o lugar onde você dorme, não só pela textura do lençol e maciez do travesseiro, mas também pela higiene de sua cama.

Normalmente, há uma preocupação maior com travesseiros, lençóis e cobertores, por serem as peças de mais contato durante a noite. Porém, o colchão é uma peça importante para uma noite longa e tranquila e a preocupação com ele é fundamental.

Os colchões são os responsáveis por acomodar nosso corpo inteiro e, por isso, devem ser escolhidos de acordo com fatores como a estrutura corporal e o seu peso. Além disso, para garantir a qualidade do sono, a peça deve estar sempre limpa e arejada.

Segundo a Personal Organizer Adriani Gonçalves, além de aumentar a durabilidade, a limpeza é importante por causa dos colchões estarem sujeitos a fluidos, poeira, transpiração, o que pode causar alergias de pele ou respiratórias. Limpar colchão parece uma ideia difícil? Siga as dicas abaixo e garanta ótimas noites de sono.

Como limpar colchão passo a passo
A limpeza do colchão é importante para qualquer pessoa, porém, para os alérgicos ela deve ser ainda mais intensa e cuidadosa. O aspirador deve ser usado duas ou três vezes por semana, já que ele elimina o pó e ácaros.

Veja como fazer o procedimento semanal de higienização do estofado:

Comece tirando a colcha e o jogo de cama. Para garantir uma limpeza total, aproveite para lavar as peças e seque-as em um local bem arejado, de preferência que bata sol.

Para o colchão, a dica é investir em um bom aspirador de pó. O aparelho é ótimo para eliminar o pó acumulado até mesmo nos cantinhos que os panos e espanadores não alcançam com precisão. Passe o aspirador em todo o colchão, principalmente nos cantos e costuras. Nos casos de colchão de gomos, aspire cada costura.

Após eliminar as impurezas é hora de aplicar um produto para garantir a limpeza e se livrar dos ácaros. O ideal é usar um produto específico para estofados, já que são feitos para superfícies de contato com a pele e não causam danos a ela. Para as manchas, a dica é apostar nos produtos à base de enzimas, que ‘quebram’ a estrutura da mancha, como se elas derretessem.

A escolha do produto a ser usado também depende do tipo da mancha e da sujeira do colchão. Aprenda a seguir como lidar com cada tipo.


Remoção de manchas e odores: ideias fáceis de seguir

Mancha de sangue
O sangue é um tipo de mancha bem difícil de eliminar por inteiro. Entretanto, uma mistura feita com uma parte de bicarbonato de sódio e duas de água fria é uma boa opção para diminuí-la consideravelmente. Aplique sobre a mancha e deixe agir por 30 minutos. Retire o excesso de bicarbonato com um pano molhado e pressione uma toalha seca para retirar a umidade.

Outra opção é a água oxigenada 10 volumes. Aplique na região manchada e deixe borbulhar. Vá removendo o excesso com um pano claro e limpo.
O detergente de cozinha também é um bom aliado. Misture uma colher do produto em duas xícaras de água e aplique na região, esfregando com uma escova de dentes sem uso.

Se a mancha persistir, tente um amaciante de carne. A especialista garante que ele é capaz de quebrar as proteínas presentes no sangue. Coloque 1 colher de sopa de amaciante de carne para duas colheres de chá de água fria, faça uma pasta e coloque no local, deixe agir por 1 hora, depois absorva com pano úmido em água fria e seque.

Mancha de vinho ou bebidas coloridas
O álcool é um bom aliado para essas situações. Ele faz com que a mancha desapareça. Esfregue na região manchada um pano embebido com o produto misturado com água, em partes iguais. Outra solução é investir nos produtos cítricos ou no vinagre, seguindo o mesmo procedimento.

Manchas não identificadas
Algumas manchas aparecem sem que se saiba a procedência delas. Nesses casos, a profissional sugere borrifar uma parte de detergente ou o vinagre com duas de água fria, deixando agir por 10 minutos e secando depois.

Outro problema que impede as noites tranquilas é a ocorrência de mau-cheiro, principalmente quando o assunto é cigarro e urina. Além da lavagem de lençóis e cobertores, felizmente existem técnicas para impedir que os odores penetrem no colchão. Veja a seguir.

Odor de cigarro
Para as fumantes, é imprescindível que a lavagem das roupas de cama seja periódica. Isso ajuda a não acumular o odor na peça e impede que o cheiro penetre no colchão. Se o cheiro já estiver no colchão, Adriani indica a mistura de 1 colher de sopa de detergente líquido e duas xícaras de água fria, aplicando em todo o colchão até atingir a absorção total, secando depois. No lugar do detergente, pode-se usar vinagre de álcool, ótimo para retirar odores.

Odor de urina
Para quem tem crianças em casa, um problema frequente é a urina nos colchões. Assim que percebê-la, absorva o líquido com um pano seco. Depois, vale despejar uma quantidade de bicarbonato de sódio e deixar agir durante a noite, aspirando pela manhã.

Outra opção, de acordo com a personal organizer, é borrifar uma mistura de medidas iguais de vinagre e água quente. Para garantir total eficácia, a sugestão é usar as duas técnicas.

Dicas importantes que você deve considerar
Além disso, existem dicas rápidas que, de acordo com a especialista, ajudam a manter seu colchão limpo e arejado por mais tempo.

- Vire o colchão periodicamente. Isso permite que os dois lados sejam arejados por igual;

- Sempre que possível abra a janela e deixe o sol bater no colchão;

- Use sempre uma capa para colchão. Hoje em dia existem até as antialérgicas. Adriani sugere que ela seja lavada a cada 15 dias;

- Permita que o colchão pegue sol no mínimo uma vez por semana;

- Em caso de mancha, limpe imediatamente após a ocorrência;

- Não encharque seu colchão na hora de limpar ou deixe-o muito úmido. Assim, você evita a criação de fungos.

Siga as dicas, mantenha seu colchão em dia com a limpeza e de quebra cuide da sua saúde e bem estar. Vida longa ao seu colchão e às suas noites de sono!
(Fonte: Dicas de Mulher)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...