Páginas

sexta-feira, 18 de março de 2016

PAIS E FILHOS - SAIBA QUAL É A HORA DE APRENDER A ANDAR NUMA BICICLETA SEM RODINHA


Talvez você se lembre da ótima sensação de ganhar sua primeira bicicleta. No início, ela tinha rodinhas para te ajudar a se equilibrar, mas o momento da retirada é um marco da infância. Com o seu filho não é diferente, mas agora que você é quem ensina, precisa ter paciência neste momento.

O primeiro contato geralmente começa com os triciclos, que dão a noção de pedalar e fazer curvas. A partir dos dois anos e meio a criança já está apta a tentar a andar de bicicleta com as rodinhas.

A primeira recomendação, com ou sem rodinhas, é ir para um local plano, numa praça ou parque onde a criança possa pedalar sob vigilância de um adulto. Na hora de tentar pedalar sem as rodinhas, a forma tradicional de ensinar a andar de bicicleta correndo ao lado da criança segurando-a, continua a ser o melhor e mais rápido método.

Deve-se segurar a criança pelo ombro e acompanhá-la a correr. Mas lembre-se: é importante que o pai nunca segure no guidão ou na bicicleta, já que seu filho terá mais dificuldade em conduzir uma bicicleta se não for ele mesmo a comandar a ação.

Para ajudar seu filho, não cobre resultados. A criança entre os 4 e 9 anos desenvolve o equilíbrio, portanto temos que ter o cuidado de não pressioná-la para não transformar algo tão bom em um peso por cobranças. Mostre confiança sem zelos em demasia para não gerar uma sensação de insegurança. Cair faz parte do processo de aprendizado.

Segurança 
A compra da bicicleta deve estar associada à compra de um capacete, que é essencial. Luvas e joelheiras também são importantes. Além disso, quando a criança cai e se machuca, pode ficar com medo e abandonar a bicicleta. Usar calçado fechado também é indicado, já que os chinelos podem enroscar e levar à queda.

Benefícios
Dentre as vantagens citadas pela especialista que esta prática traz para as crianças estão:

– Aumento da resistência

– Aumento da capacidade respiratória e fortalecimento dos ossos

– Ganho de agilidade

– Melhora da coordenação e do equilíbrio
(Fonte: Pais e Filhos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...