Páginas

terça-feira, 1 de julho de 2014

DICA DO CHEF - COMO ARMAZENAR UM VINHO


Todos os vinhos deveriam ser armazenados em uma adega climatizada com uma temperatura em torno dos 14 graus, com a umidade em torno dos 60%, sem a incidência da luz solar e sem barulhos ou trepidações constantes. Sendo que, em muitos casos, não se tem essa adega.

Os principais inimigos do bom armazenamento são: a luz solar, a oscilação na temperatura e na umidade, e os barulhos e trepidações. 

A opção é utilizar a geladeira para armazenar os vinhos brancos, espumantes e champagnes, vinhos rosés e os vinhos de sobremesa. 

Os vinhos tintos armazenar na gaveta da geladeira na parte debaixo onde guarda legumes e verduras. Não guardar os legumes e verduras juntos com os vinhos para que os aromas dos mesmos não passem para o vinho. Enrolar as garrafas em um jornal, sem tampar o gargalo, de modo que o frio seja menor no interior da garrafa. Melhor guardar os vinhos tintos numa temperatura mais baixa que o ideal, do que deixar num móvel de casa que sempre enfrentará oscilações bem maiores de temperatura seja aonde for.

Na hora de beber e servir os vinhos tintos que estão na geladeira, é só retirá-los 20 minutos antes de servir e degustar.

Sommelier: Marcus Silva



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...