quarta-feira, 20 de agosto de 2014

ECONOMIA - BOLSA DE VALORES


Bolsa de valores é todo grande ambiente corporativo de negociações que envolvam ações, títulos de renda fixa, títulos públicos federais, moedas, commodities e derivativos financeiros. A bolsa atua como uma organizadora e gestora das atividades econômicas de uma nação.

Na bolsa também se estabelecem as regras de negociação de um país para que todas as ações sejam feitas de forma transparente e honesta. Toda bolsa de valores trabalha com uma plataforma de negociação.

A bolsa de valor centraliza as operações do chamado mercado capital, podemos fazer uma analogia a uma feira onde ao invés de vermos vendedores oferecendo verduras, frutas e legumes são negociados ações de compras ou vendas.

Estas ações são títulos que representam pequenas parcelas de uma companhia (empresa).

Neste caso, ao comprar uma parte destas ações, o comprador torna-se um pouco dono da empresa, sendo assim passa a ter direito aos lucros obtidos da empresa. Mas, vale lembrar que as ações correspondem à milionésima partícula da empresa, ou seja, representam uma porcentagem bem baixa da ação da empresa, sendo assim o comprador não poderá opinar diretamente nas questões da empresa, ao menos que ele compre uma porcentagem significativa. 

A Bolsa de Valores também negociam debêntures, ou seja, um título emitido para obtenção de empréstimos em longo prazo, neste caso ao adquirir debêntures você estará fazendo um empréstimo à determinada empresa que garantirá o pagamento através da hipoteca de seu patrimônio.

As principais Bolsas de Valores do mundo:
Bovespa - Bolsa de Valores de São Paulo – Instituição reconhecida como o principal mercado de negociação de ações de empresas de capital aberto do Brasil. A Bovespa surgiu em 1890, na cidade de São Paulo.

BM&F - Bolsa de Mercadorias e Futuros – Bolsa brasileira de negociação de contratos e minicontratos de ativos financeiros e commodities. Entre os ativos negociados na BM&F estão: o dólar, o euro, o ouro, o café, a soja, o milho e o boi gordo.

NASDAQ - National Association of Securities Dealers Automated Quotations – Essa é uma das principais bolsas de valores do mundo. Está localizada nos Estados Unidos e foi fundada em 1971.

Bolsa de Londres - É a principal bolsa de valores da Europa. Negocia títulos do Financial Times Industrial Ordinary Share Index (FTO), criado em 1930 para unificar ações das 30 empresas mais importantes do mercado.

Bolsa de Frankfurt - É a segunda maior bolsa de valores da Europa. Negocia por meio de um sistema próprio chamado Extra.

NYSE (New York Stock Exchange) – É a principal bolsa de valores dos Estados Unidos. A Bolsa de Valores de Nova Iorque atua principalmente com valores mobiliários. Ela foi fundada em 1792, e encontra-se na famosa Wall Street - o principal centro financeiro do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...