As
franquias brasileiras representaram crescimento superior a 15% em faturamento
ao ano, e nesta seleção estão as 10 maiores redes de franquias do Brasil, de
redes de maior quantidade de unidades abertas.
10° - Bob’s
Segundo o site do Bob’s, eles já somam
1.085 lojas, sendo 56 unidades próprias e 1.029 franqueadas. O investimento
para abrir uma franquia pode variar conforme o tipo de estabelecimento e local,
já que a franquia dispõe de drive thru, quiosques, store in store, lojas de rua
ou de shopping. O minimo é de R$ 600.000, dependendo do tamanho e da
necessidade, pode chegar a R$ 1.300,00. Porém é uma franquia madura que cresce
a passos largos desde quando iniciou o modelo franchising em 1984, 32 anos após
a fundação.
9° - L’Acqua
Di Fiori
Esta grande rede surgiu em 1980 e iniciou
a venda de franquias 3 anos mais tarde. São somadas 1166 lojas, e no caso de
interesse pela franquia, é implicado desembolsar entre 60 mil e 145 mil reais
para iniciar o negócio.
8° - Wizard Idiomas
Wizard Idiomas, uma das marcas de idiomas
do Multi, com 1186 unidades funcionando. A Wizard foi criada em Campinas, no
ano 1987; já o investimento de iniciação para uma franquia varia entre 66 mil a
360 mil reais.
7° - AM PM Mini Market
A marca é de lojas de conveniência dos
postos Ipiranga, e apresentou em 2012, crescimento de 23,2% em unidades. São
totais 1377 unidades, e os franqueados, sem exceção são donos dos postos da
rede. O investimento de início, apenas em loja de conveniência, varia de 116
mil a 280 mil reais.
6º - Subway
Trata-se da rede que mais inaugurou
unidades no ano 2013, com crescimento de 65% em lojas. São ao todo 1389
unidades Subway e o destaque é, para metas agressivas com objetivo de
permanecer entre as maiores; é cobrado entre 270 mil e 440 mil reais pela rede,
por uma lanchonete.
5° - Cacau Show
Cacau Show é rede de lojas de chocolates,
de sucesso no Brasil, com característica de destaque de 1545 lojas abertas, e é
mais um indício da paixão do brasileiro pelo chocolate. Foi criada por
Alexandre Tadeu da Costa, empreendedor, e para uma franquia é necessário
investimento inicial de 155 mil reais, de acordo com a ABF.
4º - Kumon
A rede se tornou popular pelo método para
ensino da difícil matemática. No país, a marca apresenta 1565 unidades, desde a
década de 70. É calculado pela rede que mais de 170 mil alunos já estudaram nas
suas salas de aula. Para os interessados neste segmento, é implicado
investimento entre 18 mil e 50 mil reais para iniciar a franquia.
Esta instituição de ensino particular de português, japonês e inglês, além da matemática teve fundação no Japão, no ano 1956, sendo Toru Kumon o professor responsável. A primeira sede na América do Sul abriu em 1977, em Londrina.
Esta instituição de ensino particular de português, japonês e inglês, além da matemática teve fundação no Japão, no ano 1956, sendo Toru Kumon o professor responsável. A primeira sede na América do Sul abriu em 1977, em Londrina.
3° - McDonald’s
A grande rede de fast food não aceita
novos franqueados, porém são ao todo 1646 unidades abertas. A primeira franquia
foi inaugurada em 1979 no Brasil. Com investimento inicial, em cerca de 1.3
milhões de reais. É uma das mais caras, mas tem um ótimo retorno.
2° - Colchões Ortobom
Colchões Ortobom é rede que anteriormente
produzia camas, e atualmente é responsável também pelo comércio de colchões,
somando 1783 unidades instaladas. O franqueado deve desembolsar de 93 mil a 183
mil reais para ser proprietário de unidade.
1° - O Boticário
A rede líder nesta seleção é O Boticário,
com totais 3.691 unidades, e apresenta crescimento contínuo. De acordo com
dados da ABF, a crescente em unidades, em relação a ano 2011 se resumiu a 9,2%.
Esta marca foi criada em 1982 e se transformou em franquia no ano 1987. Já o
investimento de início neste negócio varia de 150 mil a 450 mil reais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário