Páginas

quarta-feira, 25 de março de 2015

NOTÍCIA - EM FASE DE TESTES, CHAMADA DE VOZ PELO WHATSAPP CONSOME DADOS E É INSTÁVEL


Alguns usuários brasileiros têm conseguido habilitar o serviço de voz do WhatsApp em smartphones Android atualizando o aplicativo e recebendo uma "ligação-convite" de alguém com o recurso. Apesar da repercussão, o fato é que a chamada por voz está em fase de testes e ainda é instável (funciona vez ou outra).

Desde o início de março, várias pessoas têm postado em redes sociais sobre a habilitação do recurso. Porém, oficialmente, a desenvolvedora nem se pronunciou sobre o assunto. A única informação que o WhatsApp deu sobre o serviço foi feita no ano passado por Jan Koum, diretor-executivo da companhia. Na ocasião, ele disse que o aplicativo teria chamada de voz, mas sem explicar exatamente quando seria habilitado.

O que muda com o recurso
Após fazer a atualização e receber a chamada, é exibida uma terceira coluna no app chamada "ligações". Nela, são exibidos o histórico de chamadas feitas e recebidas no aplicativo. Além disso, aparece um ícone de telefone para fazer ligações para os contatos. Porém só será efetuada caso a pessoa tenha também a última versão do aplicativo.

Mas funciona a ligação?
Durante os testes da reportagem, a ligação pelo WhatsApp funcionou apenas uma vez  em mais de 20 tentativas feitas (inclusive, para o mesmo número em que houve sucesso). Na maioria das vezes, o destinatário chegava a receber a ligação, mas na hora de atender a ligação caia. Nas redes sociais, há diversos relatos de pessoas que utilizam o recurso sem problemas. Já outros dizem que a voz sai metalizada durante as conversas.

Outro fator importante que o usuário deve ter em conta é que a chamada de voz pelo WhatsApp trata-se de uma ligação Voip (voz sobre IP), portanto ela consome dados do plano de internet móvel.

A título de comparação, uma chamada de VoIP pelo Skype de 1 minuto gasta 1 MB (Megabyte) do plano de dados. O WhatsApp ainda não divulgou detalhes do funcionamento do recurso. Porém o consumo no Skype pode ser um parâmetro de quanto o usuário deve gastar.
(Fonte: Uol)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...