quinta-feira, 19 de março de 2015

NOTÍCIA - CHEFS SE UNEM EM AÇÃO PARA SALVAR OCEANOS E PROMOVER A PESCA CONSCIENTE


Cada vez mais chefs tornam-se figuras públicas. E muitos percebem que sua imagem, associada a boas campanhas, podem gerar inúmeros frutos - bom para seus negócios, bom para a sua imagem pública e, também, para a causa em foco. 

Poucas destas ações, porém, tem a importância e a transparência da apresentada hoje em San Sebastian, no País Basco. A campanha se chama "Save the Oceans: Feed de World" (Salve os oceanos: alimente o mundo).

A fundação responsável pela iniciativa, Oceana, é a maior organização internacional que se dedica exclusivamente à proteção dos oceanos. Em parceria com Andoni Luis Aduriz, do restaurante Mugaritz, e com o apoio do Basque Culinary Center, a organização espera poder conscientizar as pessoas da importância da pesca consciente. "Cuidar da pesca de hoje é garantir a do futuro", diz o grupo.

Susana Nieto, do restaurante Mugaritz, conseguiu a façanha de reunir um grupo com alguns dos mais renomados chefs internacionais. "A receptividade e o interesse desses profissionais por essa campanha foi impressionante."

Em nota à imprensa, Aduriz comentou: "Nossos colegas se sentem diretamente envolvidos e apaixonados por esta causa, que é de grande importância para nossas cozinhas e, acima de tudo, para o nosso planeta!".

Os padrinhos do evento hoje no País Basco foram Andoni Luis Aduriz, de Mugaritz, e Joan Roca, do El Celler de Can Roca. Apoiando oficialmente a campanha e presentes no evento estão o brasileiro Alex Atala (D.O.M., Brasil), Ferran Adrià (elBullifoundation, España), Massimo Bottura (Osteria Francescana, Italia), Gastón Acurio (Astrid y Gastón, Perú) e outros grandes chefs internacionais. Segundo Aduriz, o grupo espera que este seja o primeiro passo de uma mudança na mentalidade global. 

O Basque Culinary Center, a mais prestigiosa instituição internacional de estudos gastronômicos, que conta com estudantes brasileiros em suas classes, entra com seu apoio estimulando também seus professores e estudantes a refletirem mais sobre o tema.

"Os cozinheiros hoje saem de suas cozinhas e suas perspectivas, valores e ideologia na gastronomia começam a ser escutados. Muitos desafios da humanidade se relacionam com a alimentação e a perspectiva dos cozinheiros tem muito a contribuir", ressalta Joxe Maria Aizega, diretor do Basque Culinary Center.
(Fonte: Comidas e Bebidas Uol)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...