quarta-feira, 4 de março de 2015

THIAGO LIMA - PASTEIS DE BELÉM X PASTÉIS DE BELÉM


Olá queridos leitores!

Hoje a coluna esta de dar água na boca! Quem não já ouviu falar nos “Pasteis de Belém” ou Pasteis de nata?

Pois é pessoal! Tomar um cafezinho com um “Pastel de Belém” não tem preço! É flutuar nas nuvens!

A historia dele, se deu no inicio do século XIX, em Belém, Portugal, onde alguém do Mosteiro dos Jerônimos, perto de onde fica a loja, põe à venda esses pasteis, rapidamente denominados e registrados como “Pasteis de Belém”, onde é o único lugar no mundo que pode colocar este nome. Por esse motivo, chamam essa delicia por “pasteis de nata!

Tive a honra, quando morava em Portugal, de ser convidado pelo proprietário, Sr. Miguel Clarinha, para conhecer a tão famosa fabrica dos “Pasteis de Belém”!  Claro que o segredo, não é revelado e apenas três pessoas da família sabem e manipulam este segredo onde ficam dentro da curiosa “Oficina do Segredo” onde todos os turistas podem ver a porta dela.


Foi uma experiência impar e super calórica pois ao final da visita, tinha comido 08 (oito) “Pasteis de Belém”, além dos que ganhei para levar! Mas valeu a pena!

E é claro que vou passar a receita desse doce que o mundo inteiro ama!


“PASTEIS DE BELÉM” OU PASTEIS DE NATA

INGREDIENTES
1 pacote de massa folhada pronta

Xarope
700 g de açúcar
300 g de glucose de milho
500 ml de água
5 g de casca de limão
5 g de canela

Creme
850 ml de leite
100 g de farinha de trigo
50 g de amido de milho
200 g de gemas
100 g de ovos

MODO DE PREPARO
Numa superfície lisa coloque a massa folhada e com um rolo estique a massa até ficar bem fina.

Xarope
Coloque numa panela o açúcar, a glucose de milho, a água, a casca de limão, a canela e leve ao fogo médio até ferver (107ºC) e virar xarope.

Creme
Numa panela coloque o leite, a farinha de trigo, o amido de milho, misture e leve ao fogo médio até ferver. Mexa vigorosamente. Se for preciso engrossar, leve ao banho-maria. Coloque o xarope em fio, misturando delicadamente. Em seguida adicione as gemas, os ovos e misture.

Montagem
Em forminhas de empada forre o fundo e lateral com um pedaço de massa folhada, coloque uma porção do creme de ovos feito acima e leve para assar em forno alto pré-aquecido a 200°C por cerca de 30 minutos ou até tostar a parte de cima do creme. Retire do forno e deixe esfriar. Desenforme e sirva em seguida.


Contatos:
(21) 98737-9583 (RR Assessoria)
rrassessoria.thiagolima@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...