Páginas

domingo, 15 de março de 2015

RECEITA INTERNACIONAL - PAELLA


A paella ou paelha (forma aportuguesada) é um prato à base de arroz, típico da gastronomia espanhola e que tem as suas raízes na comunidade de Valência.

Surgiu na Espanha, nos séculos XV e XVI, na região de Valência, mais especificamente na região de Albufera, região de grandes arrozais e de grande produção de verduras frescas. Originalmente um prato popular, foi criada pelos camponeses que partiam para o campo com a paellera ou paella, arroz, azeite e sal e agregavam ingredientes da caça, legumes da estação e as sobras que possuíam. 


INGREDIENTES
2 colheres (sopa) de azeite
3 tomates sem sementes picados
100 g de pimentão vermelho picado
100 g de pimentão verde picado
½ kg de peito de frango em pedaços
½ kg de filé mignon em cubos
½ kg de pernil em cubos
2 xícaras (chá) de arroz carnarolli ou arbório
6 xícaras (chá) de caldo de camarão
suco de 1 limão
sal a gosto
4 dentes de alho picados
açafrão a gosto
salsinha picada a gosto
½ kg de camarão médio limpo, temperados com sal e pimenta do reino
10 lagostins, temperados com sal e pimenta do reino

12 camarões grandes pré-cozidos
tiras de pimentão verde e vermelho

MODO DE PREPARO
Em uma paelleira (panela especial para paella), em fogo médio aqueça o azeite e coloque os tomates, o pimentão vermelho, o pimentão verde e doure. Junte o peito de frango em pedaços, o filé mignon, o pernil e doure.

Afaste as carnes douradas até as bordas da paelleira e no centro coloque o arroz carnarolli ou arbório. Deixe dourando até pegar um pouco no fundo da paelleira para dar um gosto bem especial.

Depois de quase grudar no fundo da paelleira acrescente o caldo de camarão, o suco de limão, sal a gosto. Junte os dentes de alho amassados em um pilão com açafrão e salsinha picada e cozinhe por 10 minutos.

Passado este tempo coloque o camarão, o lagostins e cozinhe por + 5 minutos.

Quando o arroz estiver cozido, mas ainda ‘al dente’, apague o fogo, coloque os camarões grandes, tiras de pimentão verde e vermelho, tampe a paelleira com papel alumínio e deixe terminar o cozimento por 10 minutos. Retire o papel alumínio e sirva em seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...