A
marca de cobertores Parahyba teve uma campanha publicitária que ficou 15 anos
no ar, entre 1960 e 1975. Aqueles que tiverem mais de quarenta anos se
lembrarão do jingle: “Já é hora de dormir/Não espere a mamãe mandar/Um bom sono
para você/E um alegre despertar”, criado por Erlon Chaves e Mario Fanucchi,
funcionários da TV Tupi na época.
A
emissora foi a primeira da América Latina a entrar em operação e não tinha nem
dez anos de atividades quando começou a receber inúmeras reclamações sobre o
impacto causado pelo novo meio às famílias dos telespectadores. Dentre as
reclamações, a principal era que as crianças perdiam o sono e não queriam
dormir antes do final da programação.
A
solução encontrada pela emissora foi encomendar um jingle para ser tocado às
nove da noite, quando era transmitido um desenho animado, com a mensagem de que
já era hora de dormir. Pouco tempo depois, o jingle passou a ser visto como uma
oportunidade comercial e o trabalho foi renovado e absorvido pela comunicação
da Tecelagem Parahyba, que na época era responsável pela produção de 70% do
segmento de roupas de cama.
Para
acompanhar o jingle, César Mêmolo criou uma animação que mostrava o pai diante
da TV com os olhos voltados para o relógio de pulso. Em seguida o garoto,
símbolo da marca, seguia em direção ao quarto com uma vela na mão. Ele recebia
o beijo de boa noite da mãe e ia até a cama.
A
criação publicitária foi poderosa e as crianças, ao ouvir o jingle, sabiam que
já era hora de ir para cama e não questionavam. Todas tinham que dormir quando
aparecia aquele comercial.
Infelizmente,
a fábrica de cobertores entrou em decadência em 1993, e devido a problemas
burocráticos e dívidas, foi transformada em uma cooperativa, deixando em seu
currículo um dos filmes mais conhecidos da história da propaganda.
Comercial:
Nenhum comentário:
Postar um comentário