Páginas

domingo, 26 de outubro de 2014

NOSTALGIA - COBERTOR PARAHYBA


A marca de cobertores Parahyba teve uma campanha publicitária que ficou 15 anos no ar, entre 1960 e 1975. Aqueles que tiverem mais de quarenta anos se lembrarão do jingle: “Já é hora de dormir/Não espere a mamãe mandar/Um bom sono para você/E um alegre despertar”, criado por Erlon Chaves e Mario Fanucchi, funcionários da TV Tupi na época.

A emissora foi a primeira da América Latina a entrar em operação e não tinha nem dez anos de atividades quando começou a receber inúmeras reclamações sobre o impacto causado pelo novo meio às famílias dos telespectadores. Dentre as reclamações, a principal era que as crianças perdiam o sono e não queriam dormir antes do final da programação.

A solução encontrada pela emissora foi encomendar um jingle para ser tocado às nove da noite, quando era transmitido um desenho animado, com a mensagem de que já era hora de dormir. Pouco tempo depois, o jingle passou a ser visto como uma oportunidade comercial e o trabalho foi renovado e absorvido pela comunicação da Tecelagem Parahyba, que na época era responsável pela produção de 70% do segmento de roupas de cama.

Para acompanhar o jingle, César Mêmolo criou uma animação que mostrava o pai diante da TV com os olhos voltados para o relógio de pulso. Em seguida o garoto, símbolo da marca, seguia em direção ao quarto com uma vela na mão. Ele recebia o beijo de boa noite da mãe e ia até a cama.

A criação publicitária foi poderosa e as crianças, ao ouvir o jingle, sabiam que já era hora de ir para cama e não questionavam. Todas tinham que dormir quando aparecia aquele comercial.

Infelizmente, a fábrica de cobertores entrou em decadência em 1993, e devido a problemas burocráticos e dívidas, foi transformada em uma cooperativa, deixando em seu currículo um dos filmes mais conhecidos da história da propaganda.


Comercial:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...