quinta-feira, 23 de abril de 2015

COMPORTAMENTO - ATITUDES QUE DIFERENCIAM BONS LÍDERES DE CHEFES


Ser chefe é fácil: basta mandar e amedrontar quem não estiver alinhado com suas ideias. Todos conhecem intuitivamente a diferença entre um chefe e um líder, desses capazes de pedir que você fique além do expediente para concluir uma tarefa e você... fica, por entender a importância do pedido e por se sentir estimulado a dar sua contribuição para determinado projeto.

É claro que há líderes natos, que sabem por intuição como se portar e como conduzir outras pessoas. É possível aprender a liderar por meio de práticas desenvolvidas ao longo do tempo. Veja  atitudes para se conseguir uma liderança estável:

Ter consciência de que líder também erra
Uma das premissas do mundo dos negócios é que os maiores resultados provêm de grandes riscos. Assim, liderar uma empresa implica necessariamente em arriscar-se, ou seja, lidar com a possibilidade de não dar certo. Para ter uma liderança estável, quem está no comando precisa ter a consciência de que em algum momento vai errar e deve estar pronto para tomar uma atitude quando isso acontecer. É preciso se jogar no mar e estar disposto a engolir água. Se nadar só na piscina, não aprende a ser líder.

Ser empático
É consenso entre os especialistas que uma liderança estável depende de quanto o líder conhece quem ele lidera. E, para isso, ser empático é fundamental. Ele precisa se colocar no lugar de pessoas que enfrentam o que ele não enfrenta. Não quer dizer que ele terá que concordar com tudo que o outro faz, ou ceder sempre, mas assim ele poderá argumentar.

Ter autoconhecimento
Para saber entender as necessidades do outro, é preciso conhecer bem a si mesmo. O líder tem que ser consciente do profissional que ele é para poder executar ações que favoreçam a empresa.

Estar atento às expectativas do grupo
A liderança se caracteriza pela capacidade de superar as expectativas do grupo. Para conseguir isso, é preciso estar atento e saber reconhecer quais são essas expectativas.

Traduzir o discurso em atitudes
É o que chama de “autoridade relacional”. O líder tem por obrigação mostrar com atitudes aquilo que prega.

Partilhar informações
Um time conduzido às cegas não dá resultados. Quanto mais os funcionários de uma empresa souberem o que acontece dentro dela, mais eficientes eles serão. A sensação de exclusividade, de saber tudo, não é interessante para quem lidera. Quanto mais o líder delegar e compartilhar informações, mais respeitado ele será. 

As pessoas precisam saber para onde estão indo. O líder tem que compartilhar as informações que embasam suas decisões.


Estar em constante processo de aprendizagem
Líder parado no tempo não é líder. Quem está no comando precisa manter o grupo sempre alimentado de novidades. É muito importante estar em uma educação continuada, demostrar que está sempre pesquisando, estudando e inovando.

Não tratar todo mundo igualmente
Um bom líder não é aquele que define uma maneira única de conduzir todas as pessoas. Ele precisa identificar quais são as necessidades de cada um e saber lidar com elas, para fazer a empresa crescer. Um funcionário profissionalmente imaturo, inseguro, precisa que o líder transmita muita confiança, que o conduza. Já um profissional que é muito confiante no que faz precisa de liberdade. Um líder que trata todo mundo igual é injusto.

Fazer uma boa gestão do tempo
No mundo dos negócios, as mudanças ocorrem muito rapidamente e carregam um grau de informação enorme. Um líder eficiente precisa saber administrar essas mudanças, filtrar o que é importante e tomar atitudes. 

Saber "definir o futuro"
Não se trata de adivinhação e sim de percepção. Um líder precisa tomar as decisões mais certas possíveis. Para isso, ele tem de estar atento aos sinais que indicam o que pode acontecer no futuro. É fazer uma leitura do que está acontecendo agora para descobrir quais são as tendências. Se a meteorologia diz que vai haver um inverno rigoroso, significa que vou vender menos sorvete.

Ser humilde
Um bom líder reconhece a importância de cada pessoa. O inverso disso é arrogância. O arrogante não escuta o outro e, por isso, comete muitos erros. Quem é arrogante é chefe, não é líder, porque só cria medo e não respeito, e o medo diminui a produtividade. Pessoas com medo são incapazes.

Preparar sucessores
Líder eficiente é o que não tem medo de perder a função e nem as pessoas. Ele precisa reconhecer na equipe quem poderão ser os seus sucessores. É uma tarefa muito difícil, mas cada vez mais necessária.

Ter uma “franqueza educada”
Muita gente confunde franqueza com falta de educação. Uma liderança precisa de “franqueza educada”. É ir direto ao ponto, mas sem grosserias.
(Fonte: Exame)

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