quinta-feira, 2 de abril de 2015

EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL


A Educação Ambiental, como o próprio nome já sugere, serve para ensinar sobe conhecimentos sobre o meio ambiente. A Educação Ambiental se tornou uma lei no dia 27 de Abril de 1999 – Lei nº 9.795 – Lei da Educação Ambiental, onde diz que a mesma é essencial na educação nacional, e deve estar presente em todos os níveis e modalidades do processo educativo.

A ameaça à biodiversidade do nosso país tem sido algo bastante presente de uns anos para cá, devido ao crescimento das cidades, desenvolvimento, entre outras coisas que consequentemente degradam o solo, causam a poluição atmosférica, contaminação de rios, e etc.

Educação Infantil
Dentro da Educação Infantil, a Educação Ambiental tem por finalidade, desenvolver a consciência ambiental/ecológica da criança, despertando neles o interesse em se preocupar e cuidar do meio ambiente. É extremamente essencial esse tipo de educação logo cedo, pois a criança crescerá com esse aprendizado e o levará para o resto da vida.

O governo realiza diversos programas ligados a Educação Ambiental Infantil. Um bom exemplo, é a Conferencia Nacional Infanto-juvenil pelo Meio ambiente (CNIJMA), que acontece para proporcionar aos alunos o fortalecimento da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora. Um programa que envolve a Política Nacional de Educação, Ministério do Meio Ambiente (MMA), e o Ministério da Educação, (MEC).
(Fonte: Portal Educação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...