Páginas

sexta-feira, 3 de abril de 2015

SERGIO CARRANO - INCA PEDE REDUÇÃO DO USO DE AGROTÓXICOS


O INCA – Instituto Nacional do Câncer, importante centro de pesquisa e tratamento do câncer divulgou essa semana um relatório como base para solicitar a redução do uso de agrotóxicos no país.

Desde 2009 o Brasil se tornou o maior consumidor desses produtos do planeta gerando um consumo médio de 5,2 kg de veneno agrícola por habitante enquanto em muitos países esse consumo atinge no máximo 1 kg. Estudos indicam que o uso de sementes transgênicas requer mais utilização de agrotóxicos e este seria um dos motivos do aumento da utilização.


Segundo o estudo do INCA, o uso de produtos químicos sintéticos para matar insetos ou plantas no ambiente rural e urbano oferece risco à saúde. Diversos estudos apontam para a realidade da poluição ambiental e das intoxicações nas pessoas expostas ao uso de agrotóxicos. Infertilidade, abortos, desregulação hormonal e câncer são efeitos gerados pela exposição crônica ao produto.

Análises da ANVISA – Agência de Vigilância Sanitária e outros órgãos vem apontando que não só nos alimentos in natura, mas nos processados, tais como biscoitos, pães, cereais, produtos com milho e soja podem apresentar contaminação indireta.

Segundo o INCA, a questão não é a população deixar de comer frutas, legumes e verduras, mas, ocorrer um controle rígido sobre o uso de tais substâncias, sendo necessária a mudança na política que controla e fiscaliza o uso de tais produtos químicos.

O documento finaliza apontando para a necessidade de uma produção de alimentos de forma sustentável.

Sergio Carrano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...