quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

DICA - COMO DESINFETAR SUA ESPONJA DE LAVAR LOUÇAS


É difícil de acreditar que aquela inofensiva esponja de lavar louças que fica ali na pia da cozinha é extremamente suja, mas é verdade: submetida a análise em laboratório, uma única gota tirada de uma esponja de cozinha em uso chega a acumular 450 milhões de bactérias. Isso porque a esponja úmida deixada na pia, cheia de restos de comida, se torna um ambiente perfeito para que esses bichinhos indesejáveis se reproduzam – em uma esponja úmida, esses micro-organismos conseguem viver até uma semana.

Ou seja: sem os devidos cuidados, a esponja que você usa para lavar as louças da sua família pode se transformar numa enorme porta para doenças – pois em vez de limpar, ela espalha bactérias para todos os utensílios que sua família usa diariamente. Outro perigo são as esponjas que nunca são trocadas e que vão acumulando ainda mais sujeira. O recomendado é que, no caso de famílias que sujam bastante louça, a esponja seja trocada no máximo depois de uma semana de uso.

Para que a esponja dure até 10 dias na sua pia sem virar um foco de contaminação de bactérias, é muito importante que ela seja desinfetada todos os dias – e há um jeito muito prático de fazer isso. O ideal é fazer isso à noite, para deixar a esponja limpinha e pronta para uso no outro dia.

– Depois de lavar a louça, lave a esponja em água corrente, retirando qualquer resto de detergente e comida que esteja grudado nela.

– Torça bem a esponja, para tirar o máximo de água dela.

– Coloque a esponja de molho numa solução de ½ colher (sopa) de água sanitária para 250 ml de água e deixe por cinco minutos.

– Tire a esponja do molho, torça para retirar toda a água e coloque no microondas durante um minuto em potência máxima.

– Pronto! Sua esponja está limpa, desinfetada e pronta para o uso!
(Fonte: Consul)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...