Páginas

sábado, 25 de abril de 2015

RECEITA INTERNACIONAL - TOUCINHO DO CÉU


Toucinho do céu é uma das sobremesas tradicionais de Portugal. À base de ovos e açúcar, originou-se nos conventos, razão da denominação coletiva de doçaria conventual  desta categoria de doces.

Consiste numa espécie de bolo feito com açúcar em ponto pérola ao qual se adicionam amêndoas moídas, por vezes, doce de gila e, finalmente, uma grande porção de gemas. 

O nome Toucinho do Céu deve-se ao fato de a versão original ter banha de porco como ingrediente. Faz-se em todo o país, com diferenças de região para região, sendo os toucinhos do céu mais afamados os de Guimarães, Murça e Trás-os-Montes.


INGREDIENTES
Calda
150 ml água
400g açúcar

Massa
10 gemas peneiradas
3 ovos
150 g de amêndoa triturada
1 colher (sopa) de amido de milho
3 gotas de essência de amêndoa

Açúcar de confeiteiro a gosto

MODO DE PREPARO
Calda
Numa panela em fogo médio coloque a água, o açúcar e deixe ferver e dissolver o açúcar. Retire do forno e reserve.

Massa
Coloque numa tigela as gemas, os ovos, as amêndoas, o amido de milho, a essência de baunilha e misture bem. Transfira esta mistura para a panela com a calda de açúcar e leve novamente ao fogo mexendo sempre, até engrossar.

Numa assadeira redonda (21 cm de diâmetro) coloque a mistura e leve ao forno médio pré-aquecido a 180°C por cerca de 30 minutos ou até que enfiando um palito ele saia seco. Retire do forno e deixe esfriar. Desenforme, salpique açúcar de confeiteiro a gosto e sirva a seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...